Notícias

24 de Fevereiro de 2011

14º Subdistrito da Capital, na Lapa, festeja seus 100 anos de instalação

Instalado em 1911, o cartório de Registro Civil do 14º Subdistrito da Capital, na Lapa, completa hoje, 24 de fevereiro, 100 anos de existência. Desde setembro de 2007, a serventia é administrada pela Oficiala Juliana Patu Rebello Pinho. O primeiro ato do registro civil lavrado no cartório foi o de nascimento, em 24.02.1911. No dia seguinte, em 25.02.1911, foi feito o primeiro registro de Casamento. Já o de óbito foi registrado em 27.02.1911.

De acordo com a Oficiala, a serventia oferecerá um lanche aos seus funcionários em comemoração a esta data especial. "Confesso que não temos nada preparado para comemorarmos junto à população, mas vamos desenvolver algo ao longo deste ano com toda certeza", informou Juliana.

Tornou-se distrito, separado de Santa Cecília, em 1910. Em 1948 perdeu parte de seu território para a formação do antigo subdistrito de Vila Madalena (atualmente incorporado ao distrito de Pinheiros). Em 1986, com a redivisão do município em 96 distritos, perdeu a porção mais a oeste de seu território para a criação do distrito de Vila Leopoldina, além de contribuir também com a formação do novo distrito de Alto de Pinheiros, e de transferir o bairro de Vila Charlote para o distrito da Barra Funda.

Em 1931 foi instalada na antiga rua Anastácio, hoje rua Nossa Senhora da Lapa, uma estação telefônica da antiga Companhia Telefônica Brasileira (prefixo 5-0), que atendia a grande parte da zona oeste. A central telefônica, contudo, era limitada a apenas mil terminais telefônicos, sendo que só apenas em 1968, com a inaguração de nova estação telefônica da CTB, situada na rua Andrade Neves, no Alto da Lapa, pôde ser feita a ampliação do número de telefones do bairro, inicialmente para 4 mil terminais, e logo em seguida para 6 mil, com o prefixo 260. Atualmente as centrais da estação telefônica Lapa oferecem mais de 160 mil terminais.

Bairros

O Alto da Lapa e Bela Aliança são bairros nobres horizontais e residenciais, formados por imóveis de alto padrão. Foram urbanizados pela Cia. City. Lapa de Baixo possui as características de bairro industrial e proletário.

O centro da Lapa é uma área comercial, que nas décadas de 1950 e 1960 constituía um dos principais pólos comerciais da cidade, tendo depois entrado em decadência. A Vila Romana é um bairro emergente, adveio de um loteamento planejado no século XIX, hoje é habitado pela classe média.

Assine nossa newsletter