Notícias

17 de Setembro de 2004

Clipping - Correio da Paraíba (PB) "Separação pode custar até 3000% mais caro do que casar"

Quando se compara na ponta do lápis os custos de um casamento simples com os de um divórcio, vem a surpresa: ao contrário do que todo mundo pensa, separar é bem mais caro que se unir a alguém através do casamento. Estamos considerando um casamento simples, ou seja, apenas o civil, ou no máximo o civil com efeito religioso, mas sem ornamentação de igreja e festa.

Por apenas R$ 90, noivos podem passar para a condição de marido e mulher. Enquanto os gastos médios com um divórcio ficam na média de R$ 3 mil, valor ainda acrescido das custas processuais.

Além de mais caro, o processo do divórcio também é mais demorado, pois em apenas um mês é possível se casar, enquanto a separação nos casos amigáveis sai entre 30 e 60 dias. Porém os cartórios pedem que os noivos compareçam com uma antecedência de 30 a 45 dias para dar entrada na documentação para oficializar a união. Isso é necessário porque o casamento tem que ser anunciado em jornais durante 15 dias pelo cartório.

Documentos da cerimônia

Para consumar a união judicial, o casal precisa comparecer ao cartório com a certidão de nascimento, o documento de identidade e o CPF original e quatro testemunhas maiores de 18 anos. Devem apresentar também, a data de nascimento ou de morte, e endereço atual dos pais, além do documento de identidade e CPF das testemunhas. No caso dos noivos não serem da cidade onde pretendem casar, devem apresentar uma segunda via da certidão de nascimento atualizada.

Mulheres menores de 16 anos e homens de 18, é necessário autorização dos pais.
Os viúvos que desejam se casar novamente necessitam da certidão de casamento anterior juntamente com a certidão de óbito do cônjuge falecido, da identidade e do CPF. E os divorciados, da certidão de casamento anterior, com a devida averbação do divórcio e o registro da sentença de identidade e CPF.

Fonte: Correio da Paraíba (PB)

Assine nossa newsletter