Notícias

14 de Outubro de 2014

Osny Machado Neves, ex-oficial de Piratininga, lança livro sobre nomes estranhos

Após 40 anos trabalhando em cartório e mais 15 advogando, Osny Machado Neves, ex-Oficial de Piratininga, resolveu escrever um livro com os nomes estranhos e curiosos que colecionou durante o tempo em que esteve atrás do balcão do cartório. No último sábado (11.10), lançou a 2ª edição de seu livro "Prenomes, nomes e sobrenomes", na Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis, na Capital de São Paulo.

A 1ª edição, lançada em 2005 pela Ed. Kayrós, contava com 5 mil nomes diferentes. Agora em 2014, Osny lançou a 2ª edição, revisada e ampliada, com mais de 10 mil nomes, pela Ed. Scortecci.

O ex-Oficial de Piratininga conta que "trabalhando no Registro Civil por 30 anos, convivi com nomes esquisitos, esdrúxulos e até bonitinhos, e colecionava-os pensando que um dia pudesse fazer uma relação em um livro". Osny diz que então percebeu que em sua família também havia muitos nomes diferentes. "Meu avô, por exemplo, pai de meu pai, se chamava Aprígio e a mãe dele Filúvia. Entre meus tios tinha Cleópulo, Clímaco, outros nomes como Orasília", conta o escritor.

"A princípio, achei que seria um livro desnecessário, pois quem ia pegar um livro para ler milhares de nomes? Então comecei a falar de outras coisas, de causos e piadas. Cada item tem uma história gozada, e ao final coloquei os nomes bíblicos mais usados e sua tradução do hebraico, com citação bíblica para quem quiser saber onde encontrar", destaca o autor. Osny também cita os motivos pelos quais acredita que há tanto erro na escrita dos nomes. "Pela experiência profissional, pude ver que muitas vezes há ignorância por parte do escrivão ou do declarante, surdez de um ou problemas de dicção do outro", diz.

Sobre o lançamento da 2ª edição na Livraria da Vila, o escritor diz se sentir "muito honrado mesmo, porque venho de um lar simples, meu pai era farmacêutico e minha mãe professora primária leiga. Éramos uma família de seis irmãos. Conseguir vir à Livraria da Vila em São Paulo é sem dúvida emocionante, no entanto reconheço que eu nem merecia. Deus fez isso pra mim, que eu aproveitasse essa vida profissional".

Outro motivo que o levou a escrever o livro foi sua atuação social. "Sou diretor de uma entidade social, uma creche, e quem sabe dessas vendas saia algum dinheiro que eu possa investir lá?", finalizou Osny.

Mais informações sobre o livro e sobre onde compra-lo você encontra no Facebook: www.facebook.com/osny.livro

Assine nossa newsletter