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01 de Abril de 2005

Arpen-SP institui Ouvidoria destinada ao público

Usuários dos cartórios de Registro Civil poderão enviar sugestões, críticas ou comentários direto ao ouvidor da Associação, Rodrigo Valverde Dinamarco

Preservar uma imagem batalhada durante anos e aprimorar as funções já exercidas pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de São Paulo (Arpen - SP) e seus associados. Com essa idéia em mente, o site da Arpen-SP terá um novo serviço destinado ao público e a seus usuários: a Ouvidoria do Registro Civil. Lançada com o objetivo fundamental de levar ao público um novo canal de comunicação direta com a Associação, a ouvidoria irá aprimorar os serviços realizados pela classe trazendo, por fim, maior transparência aos serviços registrais e indagação sobre temas essenciais para os colegas da classe.

Segundo o Presidente José Emygdio de Carvalho Filho, a ouvidoria "é um aparelho criado para indagar os trabalhos realizados por nós da Arpen-SP e pelos associados, com o objetivo de preservar a imagem já conquistada pelos registradores civis". Para tanto, os usuários poderão utilizar o canal on-line para fazer críticas, sugestões ou comentários através do link Fale com a Ouvidoria localizado no menu lateral esquerdo da página principal. Estas mensagens serão, posteriormente, verificadas, analisadas e selecionadas pelo ouvidor Rodrigo Valverde, Oficial do 10º Subdistrito da Capital - Belenzinho.

Segundo Emygdio, o ouvidor terá, primeiramente, total liberdade quanto às decisões que deverá tomar em relação às mensagens enviadas pelos usuários. Após o recebimento das mensagens, Valverde pretende separar as reclamações, sugestões ou comentários por temas, tanto em relação ao usuário quanto para os colegas da classe, e passar para a diretoria. Na opinião de Rodrigo Valverde este será um "um intercâmbio entre o usuário, os associados e a Associação". O Oficial do Subdistrito do Belenzinho deixa claro que a Ouvidoria não terá funções punitivas; ao contrário, pretende estabelecer uma maior equiparidade entre os cartórios do Estado, "levando uma maior democratização do próprio sistema" através de críticas construtivas, explica Valverde.

O Oficial explica que ter uma maior transparência e conquistar a confiança do público está entre os objetivos finais e primordiais da ouvidoria. "Quando eu era usuário de cartório, há 10 anos, tudo era obscuro para mim. O funcionamento dos cartórios não era bem sinalizado, não era possível compreender corretamente o funcionamento deles e, claro, eu acabava me sentindo lesado, pois não havia transparência nos serviços por eles realizados", conta.

José Emygdio adianta que o serviço da ouvidoria será apenas o início de um programa que tem por fim "melhorar os trabalhos realizados pela Associação para os cidadãos". Ainda adianta que, futuramente, pretende incluir uma ouvidoria, também, por telefone, gratuitamente, no desígnio de incluir um canal a mais com os cidadãos, pois, para o presidente, "eles são os principais clientes dos serviços prestados pelos associados da Arpen-SP".

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