Notícias

07 de Fevereiro de 2003

Parceria Arpen/SP - APAE de São Paulo

São Paulo, 21 de janeiro de 2003.

Prezados Colegas:

Embora todos os colegas Oficiais da Capital tivessem sido convocados a participar ou enviar um representante à importante reunião realizada na
segunda-feira, dia 20, às 10h, na sede da ARPEN/SP, infelizmente apenas 19 pessoas compareceram.

Um dos principais temas tratados enfocou o Acordo de Cooperação com a APAE de São Paulo. Definimos a data, o horário e demais pormenores para o início das atividades. Talvez muitos colegas nem saibam ainda do que se trata, não dando, por este motivo, a devida importância ao assunto, o que é lamentável.

Ficou decidido que nós, Oficiais Registradores, ajudaremos a APAE de São Paulo na tarefa honrosa de prevenir doenças como a anemia falciforme (que pode chegar a ser letal), o hipotireoidismo congênito e a fenilcetonúria (que pode levar à deficiência mental). Todas esses males podem ser diagnosticados a tempo pelo conhecido teste do pezinho , exame feito em vários postos de saúde, inclusive na APAE de São Paulo. Este teste nada tem a haver com a impressão plantar exarada na declaração de nascidos vivos. Uma vez constatada em tempo hábil a possibilidade de incidência das doenças, o tratamento passa a ser muito simples e vidas podem ser salvas. Podemos ajudar e muito a reduzir este triste quadro de crianças que acabam vitimadas por deficiência mental, apenas ESCLARECENDO os pais quando do registro de nascimento. Podemos informar-lhes quais são os
postos de saúde autorizados a proceder tal exame, etc.


Nosso auxílio demandará apenas a boa vontade dos oficiais e de funcionários do setor de nascimentos, que disporão de panfletos explicativos para entrega às partes, fornecidos pela APAE de São Paulo e informarão da importância do exame e quais os locais possíveis de realização (material que também nos será fornecido).

Esse exame é obrigatório por lei e precisa ser feito no mínimo 48 horas após o nascimento. O ideal é que seja efetivado antes de se completar um mês de vida (mas é possível realizá-lo durante toda a infância). Ocorre que, como é sabido por todos nós, nas maternidades públicas é muito raro uma mãe permanecer com seu bebê tanto tempo, e os pais, mal orientados, terminam por não levarem os filhos recém nascidos aos postos para a colheita do sangue para o exame. Por isso, só lhes restou solicitar a nossa cooperação, o que queremos crer será total, tendo em vista a nobreza da causa.

Sendo assim, ficou estipulado que no dia 14 de fevereiro p.f. às 9:00 horas, haverá uma palestra de três horas na APAE de São Paulo, situada na Vila Clementino, Rua Loefgreen, 2109, perto do metrô Santa Cruz, ocasião para a qual cada cartório deverá enviar um funcionário (de preferência do setor de nascimentos) que receberá todo o treinamento necessário para poder prestar tais esclarecimentos, repassando-o depois aos demais funcionários. Desta forma, queremos solicitar aos colegas que liguem para ARPEN, confirmando a presença com a Camila ou Marilene, bem como indicando o nome do funcionário que comparecerá, ou se o próprio Oficial Registrador irá.

Maiores informações sobre a APAE, visitar a página na internet
www.apaesp.org.br.

Apelamos aos colegas para que dêem a máxima atenção a este comunicado, a fim de conseguirmos atingir um objetivo de tamanha relevância, qual seja, salvar vidas!

Atenciosamente,

A Diretoria.

Assine nossa newsletter