Notícias

23 de Dezembro de 2015

Livro registra história dos presidentes do TJ-SP 

O Tribunal de Justiça de São Paulo e a Imprensa Oficial do Estado (Imesp) lançaram no dia 15 de dezembro o livro “Galeria dos Presidentes – Memória Histórica da Justiça Bandeirante através de seus Presidentes”. O evento aconteceu em um local emblemático: a Sala dos Retratos, no Palácio da Justiça, que reúne fotografias de todos os magistrados que presidiram a Corte, desde sua instalação.
       
O livro, idealizado pelo presidente José Renato Nalini, apresenta um registro biográfico e fotos dos homens que comandaram o Tribunal paulista, considerado hoje o maior do mundo. Textos e revisão ficaram a cargo dos desembargadores integrantes da Comissão de História do TJ/SP, Alexandre Moreira Germano e Justino Magno Araújo.
       
O ex-presidente no biênio 2012-2013, desembargador Ivan Sartori, prestigiou o lançamento. Afirmou ser uma honra ter seu nome na publicação e agradeceu aos colegas desembargadores que o elegeram. “Ocupar esse cargo é uma tarefa bastante espinhosa e difícil, mas que permite trabalhar pela Justiça e pelo povo. O TJ/SP é o que é graças a todos estes homens.”
       
Nalini, que encerra sua gestão no final do ano, destacou que o cargo exige paciência, tolerância e, especialmente, ouvir a comunidade. “Eu tive muita alegria em ser presidente do Tribunal e suceder homens que marcaram a história”, disse. E completou: “Essa é uma Casa que serve para resolver problemas e reduzir a carga de infelicidade das pessoas que a procuram. Tentamos fazer com que a nossa missão seja a mais adequada possível. Deixei meu tijolinho e a construção continua”.
       
Também participaram do evento o ex-presidente do TJ/SP no biênio 2004-2005, desembargador Luiz Elias Tâmbara; o vice-presidente do TJ/SP, desembargador Eros Piceli; o presidente da Seção de Direito Criminal do TJ/SP, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco; o presidente da Seção de Direito Público do TJ/SP, desembargador Ricardo Mair Anafe; o presidente da Seção de Direito Criminal do TJ/SP, eleito para o biênio 2016-2017, desembargador Renato de Salles Abreu Filho; o diretor de Gestão de Negócios da Imesp, Eduardo Yoshio Yokoyama, representando a diretora-presidente; a diretora da Imesp, Berenice Abramo; o chefe de gabinete da Imesp, Carlos Roberto de Abreu Sodré; o chefe de gabinete da Presidência do TJ/SP e decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bomfim; desembargadores; juízes e servidores.

Assine nossa newsletter