Notícias

19 de Fevereiro de 2016

Clipping - Portal Todo Dia: Enfim, a união com o 'prometido'

Rosana viu o futuro marido pela primeira vez na beira de um rio e se apaixonou. "Ele estava sem camisa, de barba feita. Eu falei: é esse o meu prometido". Após 19 anos de namoro, ela e o "prometido", José, finalmente conseguiram se casar. Eles protagonizaram, anteontem, em Artur Nogueira, o primeiro casamento envolvendo uma pessoa com deficiência no Brasil, fato proibido por lei até o ano passado. Em abril, eles vão oficializar o casamento na igreja.

O jardineiro José Francisco Dias, 54, garante que a deficiência da mulher, Rosana Aparecida Oliveira de Lima, 44, não muda nada. Ela teve paralisia infantil e tem dificuldades para andar e falar. "Nem me preocupei com isso. Foi amor à primeira vista. Ela é mais inteligente que eu", afirmou ele.

De acordo com o marido, a mulher do tio dele foi quem falou de Rosana para ele pela primeira vez. "Ela disse: 'só que tem um probleminha'. E eu respondi: 'mas que probleminha?'. Ela respondeu que a Rosana não falava direito, eu disse: 'isso aí não importa; o importante é a gente conviver bem'", contou José.

Apesar da paixão à primeira vista, o caminho percorrido pelo casal não foi fácil. A maneira emocionada com que contam sobre o preconceito que enfrentaram revela a persistência deles. "No começo foi complicado pelo preconceito das pessoas. Falavam: 'nossa, tanta mulher boa, perfeita, você foi arrumar essa?' A gente ficava triste, mas ele não levava isso a sério. Sempre fomos amigos e companheiros", contou Rosana.

José relatou que a família dela teve mais resistência quanto à união deles. "Achavam que eu não ia levar ela a sério, mas o amor era maior que isso", relatou. Eles são pais de um jovem de 18 anos.

Assine nossa newsletter