Notícias

25 de Setembro de 2006

XI Encontro de Prepostos (Escreventes e Auxiliares) do Serviço de Registro Civil das Pessoas Naturais e Tabelião de Notas reúne mais de 300 pessoas na Capital

Contando com a presença de juízes e importantes figuras da atividade registral e notarial do Estado de São Paulo, foi realizado nos dias 23 e 24 de setembro, no Sindicato dos Químicos do Estado de São Paulo, a 11ª edição do Encontro de Prepostos (Escreventes e Auxiliares) do Serviço de Registro Civil das Pessoas Naturais e Tabelião de Notas. O evento, que ocorre desde 1994, contou neste ano com a presença de mais de 300 pessoas.

O encontro, coordenado pelo Oficial Jorge Ferreira Martins, do 27º Subdistrito da Capital - Tatuapé teve como principais objetivos o esclarecimento de dúvidas e o aprimoramento dos serviços das unidades de Registro Civil e Tabelionato de Notas, e teve também dicas durante as palestras para o 4º Concurso Público Registro Civil. "É importante para rever matérias, fazer uma revisão do que se pratica no dia-a-dia. E também as pessoas acabam se conhecendo, interagindo, formando uma família dentro da profissionalidade", explicou o coordenador do evento.

O Dr. Márcio Martins Bonilha Filho, MM. Juiz de Direito da 2ª Vara de Registros Públicos da Capital de São Paulo, abriu o evento com a primeira palestra sobre Registro Tardio. "Eu sou fã dessa iniciativa porque ela é voltada para a verdadeira mão de obra cartorária, são os funcionários, a estrutura do serviço. São pessoas interessadas que vem, estudam. Você percebe que está todo mundo empunhando caneta, escrevendo, com muita atenção, com muita pergunta. Então o mínimo que eu posso fazer na qualidade de juiz corregedor permanente dos cartórios de Registro Civis é prestigiar essa iniciativa", declarou Bonilha Filho, que participa do evento há seis anos.

O XI Encontro também contou com as palestras do MM. Juiz de Direito auxiliar da 2ª Vara de Registros Públicos da Comarca da Capital do Estado de São Paulo o Dr. Guilherme Madeira Dezem, da Dra. Maria Beatriz Lima Furlan Oficiala e Tabeliã do Distrito de Ermelino Matarazzo, na Capital, do Dr. Ubiratan Pereira Guimarães, 1º Tabelião de Notas e Protestos de Barueri, e do preposto escrevente do 14º Tabelião de Notas da Capital, Dr. Antonio Cé Neto. O evento teve também a presença de Priscila de Castro Teixeira Pinto Lopes Agapito, 1ª vice-presidente do Colégio Notarial do Brasil - Sessão São Paulo.

O encontro de Prepostos do Serviço de Registro Civil e Tabelião de Notas tem como principal objetivo proporcionar a capacitação técnica a escreventes e auxiliares, a fim de viabilizar a união da categoria na busca de solução dos problemas e aprimoramento do serviço. O evento abre ainda a possibilidade para que todos os participantes possam, por meio das palestras, desenvolver e melhorar o trabalho exercido nos cartórios.

"Eu considero que o evento foi muito importante, e certamente vai ajudar no aprimoramento da atividade, pois no dia-a-dia a maior parte do atendimento é feito por estes prepostos, e na verdade cabe ao Oficial e Tabelião de Notas orientá-los", concluiu Marcelo Velloso, Oficial do 2º Registro Civil, Distrito da Liberdade.

As Palestras

O ciclo de palestras do XI Encontro de Prepostos do Serviço de Registro Civil das Pessoas Naturais e Tabelião de Notas proporcionaram aos participantes aprofundar temas e tirar dúvidas de assuntos relevantes à suas atividades. Os temas foram debatidos por profissionais extremamente competentes na sua área de atuação. A abertura do seminário ficou por conta Dr. Márcio Martins Bonilha Filho, MM. Juiz de Direito da 2ª Vara de Registros Públicos da Capital de São Paulo, que falou sobre 'Registro tardio'.

Em seguida, a palestra sobre 'Reconhecimento de Paternidade' proferida pelo Dr. Guilherme Madeira Dezem. O MM. Juiz de Direito auxiliar da 2ª Vara de Registros Públicos da Comarca da Capital do Estado de São Paulo apresentou a importância e a seriedade do tema. "Eu acredito que é extremamente importante por dois lados. Primeiro para o lado das pessoas que participam da palestra como ouvintes, pois há um aprimoramento, há uma vontade de aprender e isso é muito importante. E do nosso lado, nós palestrantes, temos esse contato, verificamos dúvidas e aprendemos também por conta disso', explicou.

A Dra. Maria Beatriz Lima Furlan ministrou a última palestra do sábado, e fez uma exposição sobre o tema 'Opção de Nacionalidade'. "A maior importância que eu vejo nesse evento, que vem se repetindo há muitos anos, é a possibilidade de escreventes e auxiliares não só terem acesso a várias informações, como trocarem experiências e informações entre si", explicou a Registradora e Tabeliã.

Na primeira palestra do domingo, Antonio Cé Neto discorreu sobre o tema 'Reconhecimento de Firma e Autenticação'. "A disposição em aprender das pessoas que trabalham em cartórios. Cada vez mais as pessoas estão interessadas em aprender, estudar, em dar um bom atendimento ao usuário. Basicamente o que existe hoje em toda classe é essa sede, essa vontade de aprender", disse.

O 2º Vice-presidente do CNB, Ubiratan Guimarães, fechou o encontro com uma palestra sobre o tema 'Mandato'. Ubiratan lembrou da importância dos prepostos na serventia e da responsabilidade que ele exerce. Também lembrou da importância de ter cuidados redobrados com o tema. "Eu acredito que essas iniciativas são muito eficazes pra atividade notarial e registral. E o surpreendente é que a grande maioria dos presentes é composta por auxiliares que estão interessados em se aprimorar, então isso é alentador, é gratificante. Eu fico feliz por que vejo que desse interesse resulta que nossa atividade tem vida muito longa. E é importante que os titulares também estejam atentos a esse movimento dos seus prepostos e também se atualizem e estejam presentes nas associações de classe", concluiu.

Assine nossa newsletter