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10 de Outubro de 2006

Tema 1 - Gestão de Finanças. Leia entrevista com o professor, conteúdo programático, datas e objetivos definidos para este tema.

Falamos com o Professor Édson Gonçalves

Currículo: Édson Gonçalves é consultor empresarial, em Gestão de Negócios, ocupou cargos de diretoria e gerência em empresas de grande expressão nacional. Administrador de Empresas, Graduado e Pós-Graduado pela FGV, com concentração em Administração Geral, Finanças e RH. Coordenador Acadêmico e Professor de Finanças nos cursos de MBA da ESPM.

1. Como se pode aplicar o tema finanças empresariais à cartórios?

O tema finanças empresariais é mais um nome que faz referência a uma forma profissional de gestão financeira. A gestão financeira é também aplicada a pessoas físicas, por exemplo. Eu faço a gestão das minhas finanças pessoais. Então o tema é somente para fazer diferenciação do movimento de dinheiro das pessoas para aquilo que tem uma característica de uma pessoa jurídica. Pretendo mostrar as mais importantes técnicas por trás disso.

2. Quais os benefícios que o tema poderá, praticamente, trazer para a administração dos cartórios?

Pode ampliar um pouco a visão desse passeio do dinheiro. Dinheiro em qualquer carteira só faz duas coisas: entra e sai. E o que a gente sempre quer é que saia um pouco menos do que entra, em qualquer carteira seja a nossa pessoal, o cofre de uma grande multinacional, do governo ou de uma ONG. Vou procurar ampliar o conhecimento e a habilitação de quem mexe com isso, que tem a responsabilidade de lidar com isso ou reciclar alguns conhecimentos ou simplesmente trazer a tona algumas coisas que às vezes estão enterradas pela prática do dia-a-dia.

3. Como funciona a gestão profissional nas empresas hoje em dia e como isso pode ser aplicado para cartório?

Um cartório não tem características muito diferentes de uma empresa do ponto de vista financeiro. O cartório demanda investimentos, paga dívidas, gera receitas, a medida que ele presta algum serviços ou ele recebe dinheiro, ou o direito de recebê-lo de alguma fonte, mas ele também gasta para prestar estes serviços e eu quero que esta conta se equilibre. Isso tudo não é muito diferente do que se avalia nas finanças de uma empresa.

4. Como as novas ferramentas da informática podem ser aplicadas no gerenciamento de cartórios?

Hoje em dia não dá para viver sem informática. A informática é fundamental, pois qualquer tipo de gerenciamento ou gestão que eu faça eu dependo de informação. Eu só consigo gerenciar o que eu consigo controlar. Gerenciar é tomar uma decisão para atingir um objetivo, eu só alcanço o objetivo se eu tomar uma decisão e as minhas decisões são melhores ou piores dependendo da qualidade da minha informação. E o computador hoje é um grande auxiliar para gerar essas informações com uma velocidade e qualidade muito grande.

5. Qual é a sua expectativa para o curso de administração em cartórios?

Minha expectativa do curso é levar a esse mundo, que é um mundo bastante especializado, um pouco da minha visão. O tema assusta as pessoas, e em poucas horas vou procurar desmistificar um pouco a complexidade da matéria e mostrar que gerir finanças não é só atribuição de grandes corporações, podendo ser feito de uma maneira mais simples e objetiva. Finanças fazem parte da natureza.

Grade Curricular

o Gestão de Finanças: 8 hs
o Dia da semana: Terça feira
o Horário: 18h às 20h
o Datas programadas: 7/11; 14/11; 21/11 e 28/11/06

Conteúdo Programático

Tema 1 : Gestão de Finanças

Objetivo: Facilitar a aquisição e ordenação de conceitos fundamentais de finanças, possibilitando uma visão integrada do ambiente do negócio e estimulando o desenvolvimento de habilidades e atitudes, para uso da gestão financeira como apoio à gestão estratégica e ao processo de tomada de decisões.

Programa:
o GESTÃO EMPRESARIAL & GESTÃO FINANCEIRA
o Gestão Amadora versus Gestão Profissional
o Objetivos da Gestão Financeira
o Planejamento e Controle Financeiro
o Ética na Gestão Financeira
o Contabilidade _um sistema de informações gerenciais

o CONTABILIDADE E RELATÓRIOS FINANCEIROS
o Balanço Patrimonial _ Fontes e Aplicações de Recursos
o Apuração de Resultados _ Caixa versus Competência
o Demonstração de Resultado e o Fluxo de Caixa
o Fundos, Provisões, Depreciação e Amortização

o A ESTRUTURA DE RESULTADOS
o Quanto custa manter o negócio sem fazer nada?
o Controlando resultados e agindo em busca de melhoria
o Qual é a atividade mínima para cobrir os custos fixos?
o Comportamento dos Custos em relação aos serviços.
o Produtividade e o fator tempo em serviços
o O que muda quando um serviço é realizado?


Local

Presencial

Arpen-SP - Praça João Mendes, 52 - cj.1102 - 11° andar - Centro - São Paulo - SP - Tel.: (11) 3292-1535

Por Videoconferência

Ribeirão Preto: Rua Visconde de Inhaúma, 1315 - Centro - Ribeirão Preto - 1° Subdistrito de Ribeirão Preto - Tel.: (16) 3636-3635 - Coordenador: Ademar Custódio

Santos: Rua Amador Bueno, 203 - Centro - Santos - 1° Subdistrito de Santos - Tel.: (13) 3223-5702 - Coordenador: Nélson Hidalgo Molero

São José dos Campos: Rua Major Antônio Domingues, 84 - Centro - São José dos Campos - Tel. (12) 3922-6823 - Coordenador: Gilberto Motta Simões

Inscrições

Arpen-SP

Praça João Mendes, 52 - cj.1102 - 11° andar - Centro - São Paulo - SP - Tel.: (11) 3293-1533 com IRENE

Investimento

Módulo I

Presencial - Sede da Arpen-SP - R$ 800,00 - Pagamento facilitado em quatro vezes de R$ 200,00 - 7/11; 14/11; 7/12 e 14/12

Videoconferência - Santos / São José dos Campos / Ribeirão Preto - R$ 200,00 - Pagamento facilitado em duas vezes de R$ 100,00 - 7/11 e 7/12

Observação: A inscrição concede direito ao material de apostilagem das palestras e ao certificado de conclusão - válido para o 1° Módulo

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