Notícias

27 de Agosto de 2007

Curso de Pós-Graduação é inaugurado com lotação completa na Capital

Primeira turma chegou atingiu a marca de 90 alunos e lotou duas salas do tradicional Complexo Jurídico Damásio de Jesus

Na manhã do último sábado (25.08) o Complexo Jurídico Damásio de Jesus recebeu em suas instalações a primeira turma de alunos para a aula inaugural do curso de Pós Graduação "Lato Sensu" de Especialização em Direito Notarial e Registral.
O curso é resultado de uma parceria firmada entre a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) e a tradicional instituição de ensino - que é um pilar do estudo jurídico na capital do Estado -, e visa capacitar de maneira técnica, jurídica e filosófica os profissionais da área, proporcionando à sociedade um atendimento ainda mais qualificado e uniforme.

Na ocasião, cerca de 90 alunos vindos de todas as regiões da Grande São Paulo se faziam presentes para assistir a primeira aula do curso que será ministrado ao longo de um ano e meio, de maneira quinzenal.

A surpresa com o número de alunos presentes ao curso era visivelmente notada. "Por ser uma iniciativa pioneira, creio estarmos superando todas as expectativas", comentou o Oficial substituto do Cartório de Registro Civil e Notas de Parelheiros e membro do corpo docente, Leonardo Munari de Lima.

Com o intuito de se promover uma interação e uma integração maior entre os alunos, a turma foi dividida em duas salas, em diversos grupos de trabalho, que tinham a missão de responder coletivamente a um questionário que continha oito questões relativas à prática registral e notarial.

Por se tratar da primeira aula, de caráter introdutório, alguns alunos tiveram uma agradável surpresa. "Não imaginei que fôssemos trabalhar tanto, o que é muito reconfortante porque o esforço que fazemos para participar dessas iniciativas é muito grande, tanto pessoal quanto financeiro. Portanto, a expectativa que se cria é muito grande. Estamos todos ávidos para aprender e usufruir de toda a estrutura da maneira mais valiosa possível", afirmou animadamente a Oficiala substituta do Cartório de Registro Civil de Pontal, Patrícia Nóbrega.

"Estou gostando muito dessa primeira aula e da dinâmica que foi promovida através dos grupos de trabalho. Cria-se uma discussão e uma troca de experiências e conhecimentos muito válida", ressaltou o escrevente do Cartório de Registro Civil do Ipiranga, Renato Trajano Martins Ramachoti Carvalho.

Para José Luis Alves Júnior, membro do corpo docente e monitor de uma das turmas, o rendimento dos grupos de trabalho estava sendo realmente significativo. "Incrível como os presentes estão interessados e participativos. Nem mesmo o intervalo os dispersou", relatou surpreso.

Pelo que se podia notar, as expectativas em relação ao novo curso e - por que não dizer à conquista alcançada pela classe -, são altíssimas; e o intuito de todos é o de se obter o maior nível de aproveitamento possível. "Por se tratar de uma área tão pouco abordada, inclusive a nível nacional, creio ser muito relevante estabelecer um curso dessa magnitude para que exista uma especialização maior na área. E por ser uma iniciativa pioneira, imagino que se vá criar uma base muito boa para outros cursos de especialização", declarou o escrevente do Cartório de Registro Civil e Notas de Mairinque, Sandro Ramazzini.
Após o intervalo, ambas as salas foram novamente reunidas para a discussão e argumentação acerca das questões respondidas. "As questões que foram passadas para os alunos são muito subjetivas, o que fomenta uma polêmica muito saudável. É, sem dúvidas, uma troca de conhecimentos extremamente valiosa", enfatizou o oficial do Cartório Cerqueira Cézar, Adolpho José Bastos da Cunha.

A parceria firmada entre a Arpen-SP e o Complexo Jurídico Damásio de Jesus também foi notadamente elogiada pelos novos alunos. "Achei interessantíssima essa parceria firmada entre a Arpen-SP e o Complexo Jurídico Damásio de Jesus, pois ela une a experiência da entidade no Registro Civil com a estrutura física e os melhores professores da renomada instituição de ensino. A expectativa em relação ao curso é muito grande, não somente por se tratar de um Complexo que é o berço da carreira jurídica, mas também pelo conteúdo programático, que é, sem dúvidas, muito valioso", elogiou o candidato aprovado no 4º Concurso Público, Fábio Capraro.

"O que sinto é que o oficiais e profissionais da área aqui presentes estão realmente engajados e interessados em qualificar e aperfeiçoar a sua atuação. Essa é uma iniciativa valiosa", finalizou o oficial substituto do Cartório de Registro Civil de Itatiba, Luis Carlos Vendramin Júnior.

Assine nossa newsletter