Notícias

22 de Fevereiro de 2008

Arpen-SP prestigia inauguração do 2° Registro Civil de Guarulhos

Um café da manhã marcou nesta sexta-feira (22.02) a inauguração do 2° cartório de Registro Civil do município de Guarulhos. O evento de inauguração, que contou com a presença da Arpen-SP e de diversas autoridades do município atendeu a uma antiga reivindicação da população da cidade.

Localizado em uma das mais movimentadas avenidas do Jardim Presidente Dutra, o Cartório Jardim Cumbica está sob a administração da Oficiala Flora Maria Borelli Gonçalves e conta com o auxílio de mais de 15 funcionários, todos uniformizados e prontos para atender à população de oito bairros da região. Cerca de 400 mil guarulhenses devem ser privilegiados com a nova instalação, o que representa quase 30% da população do município.

Aprovada no 4º Concurso Público para Outorga de Delegações, realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo em 2007, Flora Gonçalves diz esperar atender à população com rapidez e eficiência. "Quero oferecer um trabalho que esteja também à disposição da região carente, facilitando a vida das pessoas que moram em regiões mais distantes". A oficiala explica que muitos guarulhenses eram obrigados a se deslocarem até o centro para usufruir os serviços dos cartórios.

O evento de inauguração teve cobertura da imprensa regional e contou com a participação de diversas autoridades, entre elas, a vice-prefeita da cidade, Prfª. Eneide Maria Moreira de Lima, o secretário de Assistência Social e Cidadania Ulisses Correia, a secretária de Assuntos Jurídicos Dra. Mirian Freire Pereira, os vereadores Wagner de Freitas Moreira, Eduardo Rodrigues Pereira da Silva - Dudu e Alan Neto, a juíza de Direito Corregedora Dra. Simone Viegas de Moraes Leme, o juíz titular da 1ª Vara Cível de Guarulhos Dr. João Batista de Mello Paula Lima e o diretor do Fórum, juiz de direito Dr. Régis Castilho.

O presidente da Apen-SP, Odélio Antônio de Lima também esteve presente à inauguração, acompanhado da assessora Jurídica da associação Lígia de Macedo e dos oficiais do Registro Civil Flávio Aparecido Rodrigues Gumieri, do 27º Subdistrito de Tatuapé, Horácio da Silva Martes, do 1º Subdistrito de São José dos Campos e Adalto Faria da Silva, de Diadema.

O presidente da Arpen-SP destacou a importância da instalação de mais um cartório no município. "Guarulhos é um município com cerca de um milhão e quatrocentos mil habitantes e apenas um cartório para atender à população. A instalação dessa nova serventia vai, com certeza, solucionar uma problemática de atendimento. A partir de agora, será possível oferecer um atendimento digno ao usuário, com responsabilidade cidadã e maior acessibilidade para a população dos bairros próximos".

Em discurso, a vice-prefeita Profª Eneide Lima enfatizou a importância de mais um cartório para a população. "Guarulhos ganha uma serventia importantíssima, que sem dúvida facilitará a vida de muitos moradores e potencializará os serviços tão essenciais na vida das pessoas". Ela salientou que essa conquista representa a integração de forças dos poderes judiciário, legislativo e executivo no atendimento às necessidades da população.

Para a corregedora Dra. Simone Leme, além dos benefícios trazidos à população, a instalação de mais um cartório traz visibilidade ao município. "Isso significa que a cidade cresceu, a demanda aumentou e o Poder Público acertou na decisão. Os guarulhenses terão uma facilidade imensa com um local mais perto para realizarem atos de grande importância".

Durante o ato solene, a oficiala recebeu elogios públicos sobre suas atividades exercidas anteriormente. "Eu lhes asseguro que toda a experiência e competência verificadas em anos na atividade exercida pela Dra. Flora na promotoria estarão a acompanhando também nessa nova fase de sua vida profissional. É uma presteza e qualidade que depende também dos exercícios correicionais. Estaremos sempre juntos, buscando programas em benefício da população, assim como o Paternidade Responsável, que, apesar de existir em muitos municípios, foi um ineditismo em Guarulhos", declarou o juiz Régis Castilho.

"Há muito tempo a população solicitava mais uma serventia no município. Precisamos de mais gente da 3ª idade que contribua com nosso desenvolvimento", declarou Castilho em tom de descontração. O município reivindicava a existência de mais uma serventia há 20 anos. E, devido à burocracia, a solicitação somente foi atendida no final de 2007.

Quanto à responsabilidade em assumir um cartório tão esperado pela população, Flora Gonçalves afirmou. "Tenho a mesma responsabilidade de quando assumi a Promotoria de Justiça. Sinto-me orgulhosa de enfrentar mais esse desafio em minha vida profissional. Estou na 3ª idade e tenho grandes expectativas em relação ao meu novo posto".

A Oficiala acompanhou a inspeção realizada pela juíza Dra. Simone Leme e recepcionou a todos com muito orgulho. "Com certeza quem sai ganhando são os moradores. Hoje abrimos uma nova perspectiva para a população de Guarulhos. Muitas pessoas deixarão de se locomover até o centro para obter os serviços oferecidos pelos cartórios de registro civil e tabelionato de notas".

Cartório Jardim Cumbica

End: Avenida Capitão Aviador Walter Ribeiro, 29
Distrito: Jardim Presidente Dutra
e-mail: cartoriojardimcumbica@uol.com.br
Fone: (11) 5594-5415
Fax: (11)5587-1023

Assine nossa newsletter