Notícias
07 de Março de 2008
Guarujá será a sede do 10° Encontro dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de SP
Após um mês de votação, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) finalizou na manhã desta sexta-feira (07.03) a consulta aos seus associados sobre o local para a realização do 10° Encontro Estadual dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo, que será realizado entre os dias 3 e 6 de dezembro, na cidade do Guarujá.
Contando um total de 272 votos, a cidade localizada no litoral sul do Estado de São Paulo obteve 40% dos votos válidos, seguida pelo município de Campos do Jordão que, com 246 votos, ficou com 36% dos votos dos participantes da enquete proposta pela Arpen-SP.
Este ano, o Congresso Estadual dos Registradores Civis contará com palestras jurídicas, que serão realizadas em parceria com o Instituto Brasileiro de Direito da Família " Seção de São Paulo (IBDFam-SP), e palestras técnicas ministradas por integrantes do Poder Judiciário e por registradores civis com larga experiência nos temas.
Também serão realizadas no evento a tradicional Festa de Confraternização de final de ano da Arpen-SP, bem como a entrega da premiação do III Prêmio de Qualidade no Atendimento ao Cliente, e do prêmio de monografia, que em breve será lançado pela Arpen-SP.
"Há algum tempo já se planejava este novo encontro dos registradores civis do Estado e nada melhor do que juntarmos esta nossa necessidade, aliada à troca de experiências e conhecimentos e à confraternização com colegas de todo o Estado", afirma o presidente da Arpen-SP, Odélio Antônio de Lima. "Convidamos desde já todos os registradores civis paulistas a estarem presentes neste evento para juntos debatermos os rumos da nossa atividade e o futuro do registro civil no nosso Estado".
Com a definição do local onde será realizado o 10° Encontro Estadual dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo, a Arpen-SP definirá em breve o local do evento e iniciará o planejamento para a realização deste grande encontro estadual.
Guarujá " cidade feliz
Guarujá é uma cidade com inúmeros atrativos. Até mesmo sua localização torna uma cidade diferente. Localizada na Ilha de Santo Amaro, com 138 Km2, possui praias que agradam todos os gostos, com as melhores condições de balneabilidade da região. A Pérola do Atlântico tem encantos dos mais diversos tipos.
As praias, que são referência no litoral de São Paulo, estão aqui!
Praia do Congava ou Sangava
Situada na saída da Baía de Santos, no sudoeste da ilha, é uma praia totalmente deserta, com areia fofa e grossa, com mais de 300m de extensão. É uma praia de águas calmas e claras; o mar é sem correntes ou ondas, porém afunda rápido (de tombo). Nas pedras, há algumas piscinas naturais e alguns trampolins. O visual da praia é fantástico, com vegetação nativa e algumas pedras na areia que dão um toque primitivo na praia. O acesso é feito por trilha, através da Praia do Góes, ou por barco.
Praia de Santa Cruz dos Navegantes
Localizada a sudoeste da ilha, esta praia era, até há pouco tempo, desconhecida até mesmo dos moradores da cidade. Com a abertura de uma estrada para o bairro, o turista acabou descobrindo um outro ponto turístico do Guarujá. Com 650 metros de extensão, é uma praia pequena e rústica, com uma colônia de pescadores. O acesso é feito por barcos que partem da Ponte dos Práticos, em Santos, ou pela estrada Santa Cruz dos Navegantes (Guarujá). Sua principal atração é a Fortaleza da Barra Grande, construída em 1585 para servir como defesa para a cidade, e um dos mais importantes monumentos históricos do Guarujá.
Praia do Góes
Possui 250 metros de extensão e é formada por uma colônia de pescadores. Trata-se de uma pequena ilha de águas mansas. O acesso é feito por barcos que partem da ponte dos Práticos em Santos (Ponte Edgard Perdigão) ou por uma trilha (grau de dificuldade médio, cerca de 20 minutos de duração) que parte da Praia Santa Cruz dos Navegantes (junto à Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande). Seu chão é coberto de conchas que só são encontradas lá. Por ser de difícil acesso garante a sua preservação.
Praia Saco do Major
Uma praia linda e deserta, com 400m de extensão, cercada de morros com vegetação da Mata Atlântica, mar sem correntes, porém com ondas fortes e declive. Uma das mais distantes da cidade, cerca de uma hora de caminhada da Praia do Guaiúba. O acesso é feito por uma trilha difícil, estreita, com uma forte subida, através da praia do Góes.
Praia do Guaiúba
Localizada no sul da ilha, é uma das sete praias mais visitadas por turistas no verão. Com a rua da praia fechada para o tráfego, é uma praia tranqüila, protegida por dois costões, com mar calmo, ondas fracas, sem correntes e areia dura, fina e clara. É considerada uma das melhores e mais belas praias do Guarujá. A Praia do Guaiúba tem 790m de exuberância natural, e durante muito tempo foi o paraíso dos turistas de finais de semana. O acesso se dá logo após a entrada para o Forte dos Andradas. É uma praia rodeada por condominios e casas de veraneio cortadas por ruas de terra, com um aspecto um pouco mais intocado que o resto da orla. Por ser pequena e cercada por morros, fica apinhada de gente na alta temporada.
A Praia é próxima das ilhas do Mato e do Pau a Pino, que são ótimas para prática de mergulho. Costeando a Ponta Rasa, alcança-se de barco o Saco do Major.
Praia do Monduba ou Artilheiro
São 400m de uma praia de areias finas e brancas e águas em permanente tom de esmeralda, localizada na área militar do Forte dos Andradas. Somente é permitida a visitação de turistas para a realização de passeio ecológico com acompanhamento de guias. O acesso pode ser efetuado mediante autorização prévia do Exército. Tel.: (13) 3354-2889.
Prainha de Fora ou Moisés
Pequenina praia com 50m de extensão, de águas calmas, com acesso somente por barco.
Praia do Bueno
Praia com 120m de águas calmas, onde se localiza o Forte dos Andradas. De área militar, o acesso da praia é efetuado mediante autorização prévia para passeios ecológicos, somente com acompanhamento de guias do Forte. Tel: (013) 3354-2889.
Praia do Tombo
Casas de veraneio e prédios de no máximo três andares tomam lugar dos altos edifícios. Com 860m de extensão, areia fina, branca e fofa, mar forte, fundo e algumas vezes perigoso, com buracos e correnteza, a praia se destaca por ser um dos grandes templos do surfe do país. De lá, já surgiram grandes nomes do surfe nacional. Foi também um dos primeiros lugares onde o esporte foi praticado no Brasil, sendo o berço do surfe paulista.
Seu nome deriva-se de sua conformação geológica. Possui um mar bravo e provoca tombos inesperados. Segundo lendas da região, o mar se revoltou porque escravos eram aprisionados em grutas existentes nas encostas do morro.
Em frente a essa praia está a Ilha da Moela, com o Farol da Moela, construído em 1836.
Praia das Astúrias
Com 1.100m de extensão de praia de areias claras e mar calmo, tem como principal característica os barcos de pescadores e as barracas de venda de pescados, localizadas no final da praia. Separada de Pitangueiras por um costão de pedras, é uma espécie de prolongamento natural da primeira, em menor escala. É uma das praias mais charmosas do Guarujá, bastante badalada e frequentada por turistas. Da Ponta das Galhetas pode-se visualizar as praias de Pitangueiras e Enseada e também praticar a pesca.
Praia das Pitangueiras
Com 1.800m de extensão, é a praia central do Guarujá, muito disputada pelos banhistas na temporada, e onde deu-se o desenvolvimento inicial da ilha. É o local de maior concentração de turistas, em razão do seu comércio. Assim como sua vizinha Astúrias, possui enormes edifícios ao longo de sua orla. Tem areia grossa, clara e fofa e mar aparentemente tranqüilo e plano, porém um pouco traiçoeiro, com ondas boas para prática do surf, junto ao Morro do Maluf, onde pode-se ver o espetáculo das ondas batendo violentamente contra o muro que sustenta a rua. Também é um bom lugar para a pesca. Subindo pela rua do Morro do Maluf, pode-se ter uma bela vista da praia da Enseada. No calçadão ficam os restaurantes, bares e o shopping La Plage. No final da praia há o Morro Sobre as Ondas, onde as águas são calmas e convidativas ao banho de mar.
No centro da cidade há uma grande quantidade de sorveterias, lanchonetes e barzinhos, além do sofisticado comércio de roupas de verão. Há também uma feirinha de artesanato. O comércio funciona durante todo o ano, porém a cidade fica deserta entre março e novembro, com exceção dos feriados. A maioria dos edifícios permanece fechada nesta época, já que quase todos pertencem a veranistas.
Anteriormente (década de 20 a 40), lá existia o Grande Hotel de La Plage (hoje o Shopping La Plage) e um cassino. Foi nesse mesmo hotel que Santos Dumont suicidou-se. É em Pitangueiras que podemos encontrar o único documento vivo da nossa história: a Maria Fumaça, que no início do século fazia o trajeto Guarujá-Vicente de Carvalho, e o Carro Fúnebre de Santos Dumont.
Praia da Enseada
É a primeira praia ao norte de Pitangueiras, separada desta pelo Morro do Maluf, sendo a praia mais extensa da Ilha de Santo Amaro, com 5.650 metros, areia branca e fofa e mar tranqüilo e plano. Sua costa não possui edifícios, devido à lei de zoneamento da cidade, que impede a construção de edifícios com mais de cinco andares. Totalmente urbanizada, apresenta uma boa estrutura de lazer, inúmeros bares, quiosques, restaurantes e casas noturnas, além das tradicionais mansões de veraneio.
É na Praia da Enseada que, durante a temporada, acontecem os eventos esportivos patrocinados por empresas, com uma frequência muito grande de turistas, pois é onde se encontra a maioria dos hotéis. A vida noturna é movimentada atraindo gente de todas as outras praias do município. Durante os meses de verão, uma série de barzinhos, lanchonetes e quiosques estão abertos, principalmente nas imediações da rua Argentina e do Casa Grande Hotel, na região conhecida como Postinho, onde está concentrado quase todo o comércio da Enseada e é a região mais cheia. À tarde, passear pelo calçadão da orla da praia é uma atração.
Logo no seu início destaca-se o Morro da Campina, mais conhecido como Morro do Maluf, com vista panorâmica do Guarujá; no final da praia, a Ponta do Tortuga, muito procurada pelos adeptos dos esportes náuticos, como jet-skis e iatismo. A maior parte das pessoas se concentra entre o começo da praia, no Morro do Maluf e a região da Brunella (antigo centro da Enseada). Seguindo para o leste, passando da Brunella, entra-se numa região só de casas, onde a praia fica mais deserta. Lá pode-se ver algumas mansões de personalidades importantes, como a mansão do Silvio Santos.
Praia do Éden
Uma das mais belas praias da cidade e um dos últimos recantos preservados do Litoral Paulista. Com 100m de extensão, a Praia do Éden está encravada no meio de rochedos, possui areia clara, fofa e grossa, e um mar verde-azulado em declive (de tombo), sem correntes e com ondas fortes quebrando na beira. Ainda sem grande afluência de banhistas, está localizada depois do Morro do Sorocotuba (Reserva Ecológica do Sorocotuba), entre a Praia da Enseada e do Pernambuco. O acesso pode ser feito de carro ou moto e depois descer por uma trilha até a praia. Possui um bar mantido por um dos primeiros moradores do local.
Praia do Sorocotuba
Com 100m de extensão, está localizada após o Morro do Sorocotuba, entre as praias da Enseada e do Pernambuco, dentro de um condomínio fechado com vários prédios. O acesso para a praia é controlado pelo condomínio . O acesso ao morro pode ser feito de carro, mas é necessário descer uma trilha para chegar à praia, considerada uma das mais belas da cidade.
Praia do Mar Casado
Recebeu este nome porque, quando a maré sobe, acontece a junção com a Praia do Pernambuco, originando o que chamamos de "mar casado". Trata-se de uma praia criada pela formação de uma baía. Possui 400 metros de extensão e encostas rochosas de uma beleza inigualável. A presença de banhistas não é muito frequente, pois a maré alta encobre o acesso até a Ilha do Mar do Casado, que faz com que aconteça o fenômeno do encontro das águas das duas praias.
Praia do Pernambuco
Localizada após a Praia do Mar Casado, a leste da Ilha de Santo Amaro, é uma das mais belas e bem freqüentadas praias do Guarujá. É uma praia com pouco mais de 1500 metros, que podemos considerar como se fossem duas, com características bem diferentes: uma, com aproximadamente 1000m de extensão, possui ondas fortes, sendo uma atração para os surfistas. A outra, de aproximadamente 500m, apresenta águas calmas, adequadas para crianças e adultos. Quando a maré sobe, as duas praias se encontram, dando origem à Ilha do Mar Casado, que pode ser alcançada caminhando-se com a água pela canela.
Possui areia solta, fina e clara e um mar de ondas medianas a fortes, ocasionalmente impróprio para banho devido a ondas mais fortes. Boa para prática de surfe, bodyboard, caiaque e vela.
A Ilha do Arvoredo, localizada bem em frente, foi escolhida pelo cientista brasileiro Fernando Lee para suas pesquisas (energia solar, psicultura, genética vegetal, criação de aves de outras partes do mundo), sendo que não é possível a visitação pública. Próximo à Praia de Pernambuco foi encontrado o primeiro sambaqui da região, com restos arqueológicos datados de cerca de 2.500 a.C. Encontram-se aí também residências projetadas por famosos arquitetos, sendo uma das praias mais sofisticadas da cidade.
A praia é muito conhecida pela freqüência de artistas e ponto de parada das embarcações de passeio, e fica bastante movimentada nos finais de semana. Ainda relativamente tranqüila, graças à lei que impede a construção de qualquer tipo de prédio na praia, é um lugar simples, com coqueiros na orla, mas que esbanja classe e bom gosto. Quem quiser, pode conhecer as piscinas naturais formadas nas pedras à direita da praia.
Praia do Perequê
Com 2.200m de extensão, acolhedora e muito popular, é muito conhecida pelos restaurantes que comercializam grande variedade de pratos à base de frutos do mar, procurados por turistas e veranistas. É considerada o reduto dos pescadores, onde podemos encontrar o autêntico caiçara de nosso litoral. Uma praia de areia escura e dura, o mar é calmo, plano e poluído. Porém, a comunidade local tem conseguido grandes progressos com a despoluição da praia. O rio do Peixe, que é um belo cartão postal da praia, está totalmente despoluído e suas margens possuem vegetação nativa, de um lado, e areia e casas simples do outro. O rio desemboca calmamente no mar, e o turista poderá apreciar um cenário bucólico e tranqüilo, ver a puxada de rede e logo após saborear uma variedade de frutos do mar. Há um terminal turístico para ônibus de excursões.
É nesta praia que também se encontra a Capela dos Escravos, na Fazenda Perequê, e é realizada, em 29 de Junho, a Procissão Marítima no dia de São Pedro.
A Praia do Perequê é mais uma opção para quem quer tomar uma cervejinha e petiscar uma porção de camarão frito, ou como ponto de partida para quem quer se aventurar em um passeio de barco pela costa do município. Nos fins de semana, o grande"point" são os shows do Restaurante Avelinos.
O acesso se dá pela Estrada Ariovaldo de Almeida Viana (SP-61), também conhecida como Estrada Guarujá-Bertioga.
Praia de São Pedro
É uma praia extensa, com 1400m de extensão, de areia fofa e branca e mar agitado com ondas de forte arrebentação, ideais para surfe (considerada a melhor formação do Guarujá), e com muita vegetação da Mata Atlântica. O acesso à praia é controlado por um condomínio fechado, podendo ser feito a pé pela Estrada Guarujá-Bertioga, distante 4 km, ou por barco. No caminho há uma série de casas e mansões sofisticadas, algumas delas de grandes personalidades brasileiras e mundiais. A praia é belíssima e costuma estar deserta.
Praia das Conchas
É uma pequena praia de águas calmas, com cerca de 50m de extensão, protegida por uma seqüência de pedras que faz com que seja quase que uma lagoa. Tem areia grossa e fofa e no seu canto esquerdo, a água do mar fica presa numa imensa rocha, formando uma piscina de água quente natural. Está localizada dentro do loteamento Iporanga, com acesso dificultado pelo condomínio, a 4 km da estrada Guarujá-Bertioga.
Praia do Iporanga
Iporanga é uma praia de 800m, que leva o nome do condomínio fechado ao qual pertence, o mais sofisticado condomínio de casas do litoral paulista, e o caminho mais curto entre a rodovia Guarujá-Bertioga e a praia. Porém, não é permitida a entrada de veículos e turistas, sendo somente possível chegar à praia por barco ou passeio de escuna. Está localizada a 4 km da estrada Guarujá-Bertioga, no km 18,5, e a 25 km do centro da cidade.
É uma praia pequena e selvagem de areia batida, dura, fina e escura, mar tranqüilo e plano, com ondas moderadas e de muita vegetação nativa da Mata Atlântica, numa baía recortada de águas claras, e possui a mais bela cachoeira da região, que forma uma piscina natural.
Praia do Pinheiro ou Taguaíba
Com 700m de extensão, localizada logo após a praia do Iporanga, é uma enseada cercada de morros com pedras nas pontas e formações rochosas, com mar forte, perigoso e areia fina, batida e dura. O acesso à praia pode ser feito pelo condomínio de Taguaíba, ou atravessando pelas pedras a partir da praia de Iporanga, ou através de barco, a partir da Praia do Perequê e do Pontão do Bertioga
Praia do Camburi
A Praia do Camburi é uma estreita faixa de areia de 400m de extensão, rústica e rica em vegetação nativa da Mata Atlântica. Mar de ondas moderadas e fortes, boas para surfe. O acesso é feito por trilha (40 min.) a partir da Praia Preta ou pelo mar. É uma pequena praia onde há um rio e uma casa de um morador antigo da região. A areia é muito fofa e grossa e o mar tem ondas fortes arrebentando na beira da praia. As pedras à direita da praia são um bom lugar para mergulho. Esta é a mais desconhecida das praias do Guarujá.
Praia Preta
Uma pequena enseada de 200m de extensão de beleza selvagem e cercada de morros com densa vegetação da Mata Atlântica, a Praia Preta possui areia dura e escura e mar perigoso, cheio de pedras, com ondas fortes, boas para surfe. Seu acesso é difícil, através da costeira rochosa feita a partir da Praia Branca, ou via maritima através do pontão de Bertioga. É uma das praias mais desertas da ilha.
Praia Branca
Localizada ao lado do Ferry Boat que faz a travessia para Bertioga, no extremo leste da Ilha de Santo Amaro, seu acesso dá-se por barco ou por uma longa trilha a partir do final da estrada Guarujá-Bertioga. Circundada por morros com rica vegetação de Mata Atlântica, é uma praia extensa, com mais de 1350m, de areia clara, ondas fortes e correntes traçoeiras do lado esquerdo, e mar calmo e tranquilo do lado direito, devido à proximidade de uma pequena ilha, que pode ser alcançada a pé. Nesta praia situa-se uma antiga colônia de pescadores. Há algumas barracas na praia que vendem peixe frito com cerveja. Para quem quer acampar, é a melhor opção, com diversos campings e uma paisagem rústica cercada de muita natureza e longe da civilização.
Contando um total de 272 votos, a cidade localizada no litoral sul do Estado de São Paulo obteve 40% dos votos válidos, seguida pelo município de Campos do Jordão que, com 246 votos, ficou com 36% dos votos dos participantes da enquete proposta pela Arpen-SP.
Este ano, o Congresso Estadual dos Registradores Civis contará com palestras jurídicas, que serão realizadas em parceria com o Instituto Brasileiro de Direito da Família " Seção de São Paulo (IBDFam-SP), e palestras técnicas ministradas por integrantes do Poder Judiciário e por registradores civis com larga experiência nos temas.
Também serão realizadas no evento a tradicional Festa de Confraternização de final de ano da Arpen-SP, bem como a entrega da premiação do III Prêmio de Qualidade no Atendimento ao Cliente, e do prêmio de monografia, que em breve será lançado pela Arpen-SP.
"Há algum tempo já se planejava este novo encontro dos registradores civis do Estado e nada melhor do que juntarmos esta nossa necessidade, aliada à troca de experiências e conhecimentos e à confraternização com colegas de todo o Estado", afirma o presidente da Arpen-SP, Odélio Antônio de Lima. "Convidamos desde já todos os registradores civis paulistas a estarem presentes neste evento para juntos debatermos os rumos da nossa atividade e o futuro do registro civil no nosso Estado".
Com a definição do local onde será realizado o 10° Encontro Estadual dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo, a Arpen-SP definirá em breve o local do evento e iniciará o planejamento para a realização deste grande encontro estadual.
Guarujá " cidade feliz
Guarujá é uma cidade com inúmeros atrativos. Até mesmo sua localização torna uma cidade diferente. Localizada na Ilha de Santo Amaro, com 138 Km2, possui praias que agradam todos os gostos, com as melhores condições de balneabilidade da região. A Pérola do Atlântico tem encantos dos mais diversos tipos.
As praias, que são referência no litoral de São Paulo, estão aqui!
Praia do Congava ou Sangava
Situada na saída da Baía de Santos, no sudoeste da ilha, é uma praia totalmente deserta, com areia fofa e grossa, com mais de 300m de extensão. É uma praia de águas calmas e claras; o mar é sem correntes ou ondas, porém afunda rápido (de tombo). Nas pedras, há algumas piscinas naturais e alguns trampolins. O visual da praia é fantástico, com vegetação nativa e algumas pedras na areia que dão um toque primitivo na praia. O acesso é feito por trilha, através da Praia do Góes, ou por barco.
Praia de Santa Cruz dos Navegantes
Localizada a sudoeste da ilha, esta praia era, até há pouco tempo, desconhecida até mesmo dos moradores da cidade. Com a abertura de uma estrada para o bairro, o turista acabou descobrindo um outro ponto turístico do Guarujá. Com 650 metros de extensão, é uma praia pequena e rústica, com uma colônia de pescadores. O acesso é feito por barcos que partem da Ponte dos Práticos, em Santos, ou pela estrada Santa Cruz dos Navegantes (Guarujá). Sua principal atração é a Fortaleza da Barra Grande, construída em 1585 para servir como defesa para a cidade, e um dos mais importantes monumentos históricos do Guarujá.
Praia do Góes
Possui 250 metros de extensão e é formada por uma colônia de pescadores. Trata-se de uma pequena ilha de águas mansas. O acesso é feito por barcos que partem da ponte dos Práticos em Santos (Ponte Edgard Perdigão) ou por uma trilha (grau de dificuldade médio, cerca de 20 minutos de duração) que parte da Praia Santa Cruz dos Navegantes (junto à Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande). Seu chão é coberto de conchas que só são encontradas lá. Por ser de difícil acesso garante a sua preservação.
Praia Saco do Major
Uma praia linda e deserta, com 400m de extensão, cercada de morros com vegetação da Mata Atlântica, mar sem correntes, porém com ondas fortes e declive. Uma das mais distantes da cidade, cerca de uma hora de caminhada da Praia do Guaiúba. O acesso é feito por uma trilha difícil, estreita, com uma forte subida, através da praia do Góes.
Praia do Guaiúba
Localizada no sul da ilha, é uma das sete praias mais visitadas por turistas no verão. Com a rua da praia fechada para o tráfego, é uma praia tranqüila, protegida por dois costões, com mar calmo, ondas fracas, sem correntes e areia dura, fina e clara. É considerada uma das melhores e mais belas praias do Guarujá. A Praia do Guaiúba tem 790m de exuberância natural, e durante muito tempo foi o paraíso dos turistas de finais de semana. O acesso se dá logo após a entrada para o Forte dos Andradas. É uma praia rodeada por condominios e casas de veraneio cortadas por ruas de terra, com um aspecto um pouco mais intocado que o resto da orla. Por ser pequena e cercada por morros, fica apinhada de gente na alta temporada.
A Praia é próxima das ilhas do Mato e do Pau a Pino, que são ótimas para prática de mergulho. Costeando a Ponta Rasa, alcança-se de barco o Saco do Major.
Praia do Monduba ou Artilheiro
São 400m de uma praia de areias finas e brancas e águas em permanente tom de esmeralda, localizada na área militar do Forte dos Andradas. Somente é permitida a visitação de turistas para a realização de passeio ecológico com acompanhamento de guias. O acesso pode ser efetuado mediante autorização prévia do Exército. Tel.: (13) 3354-2889.
Prainha de Fora ou Moisés
Pequenina praia com 50m de extensão, de águas calmas, com acesso somente por barco.
Praia do Bueno
Praia com 120m de águas calmas, onde se localiza o Forte dos Andradas. De área militar, o acesso da praia é efetuado mediante autorização prévia para passeios ecológicos, somente com acompanhamento de guias do Forte. Tel: (013) 3354-2889.
Praia do Tombo
Casas de veraneio e prédios de no máximo três andares tomam lugar dos altos edifícios. Com 860m de extensão, areia fina, branca e fofa, mar forte, fundo e algumas vezes perigoso, com buracos e correnteza, a praia se destaca por ser um dos grandes templos do surfe do país. De lá, já surgiram grandes nomes do surfe nacional. Foi também um dos primeiros lugares onde o esporte foi praticado no Brasil, sendo o berço do surfe paulista.
Seu nome deriva-se de sua conformação geológica. Possui um mar bravo e provoca tombos inesperados. Segundo lendas da região, o mar se revoltou porque escravos eram aprisionados em grutas existentes nas encostas do morro.
Em frente a essa praia está a Ilha da Moela, com o Farol da Moela, construído em 1836.
Praia das Astúrias
Com 1.100m de extensão de praia de areias claras e mar calmo, tem como principal característica os barcos de pescadores e as barracas de venda de pescados, localizadas no final da praia. Separada de Pitangueiras por um costão de pedras, é uma espécie de prolongamento natural da primeira, em menor escala. É uma das praias mais charmosas do Guarujá, bastante badalada e frequentada por turistas. Da Ponta das Galhetas pode-se visualizar as praias de Pitangueiras e Enseada e também praticar a pesca.
Praia das Pitangueiras
Com 1.800m de extensão, é a praia central do Guarujá, muito disputada pelos banhistas na temporada, e onde deu-se o desenvolvimento inicial da ilha. É o local de maior concentração de turistas, em razão do seu comércio. Assim como sua vizinha Astúrias, possui enormes edifícios ao longo de sua orla. Tem areia grossa, clara e fofa e mar aparentemente tranqüilo e plano, porém um pouco traiçoeiro, com ondas boas para prática do surf, junto ao Morro do Maluf, onde pode-se ver o espetáculo das ondas batendo violentamente contra o muro que sustenta a rua. Também é um bom lugar para a pesca. Subindo pela rua do Morro do Maluf, pode-se ter uma bela vista da praia da Enseada. No calçadão ficam os restaurantes, bares e o shopping La Plage. No final da praia há o Morro Sobre as Ondas, onde as águas são calmas e convidativas ao banho de mar.
No centro da cidade há uma grande quantidade de sorveterias, lanchonetes e barzinhos, além do sofisticado comércio de roupas de verão. Há também uma feirinha de artesanato. O comércio funciona durante todo o ano, porém a cidade fica deserta entre março e novembro, com exceção dos feriados. A maioria dos edifícios permanece fechada nesta época, já que quase todos pertencem a veranistas.
Anteriormente (década de 20 a 40), lá existia o Grande Hotel de La Plage (hoje o Shopping La Plage) e um cassino. Foi nesse mesmo hotel que Santos Dumont suicidou-se. É em Pitangueiras que podemos encontrar o único documento vivo da nossa história: a Maria Fumaça, que no início do século fazia o trajeto Guarujá-Vicente de Carvalho, e o Carro Fúnebre de Santos Dumont.
Praia da Enseada
É a primeira praia ao norte de Pitangueiras, separada desta pelo Morro do Maluf, sendo a praia mais extensa da Ilha de Santo Amaro, com 5.650 metros, areia branca e fofa e mar tranqüilo e plano. Sua costa não possui edifícios, devido à lei de zoneamento da cidade, que impede a construção de edifícios com mais de cinco andares. Totalmente urbanizada, apresenta uma boa estrutura de lazer, inúmeros bares, quiosques, restaurantes e casas noturnas, além das tradicionais mansões de veraneio.
É na Praia da Enseada que, durante a temporada, acontecem os eventos esportivos patrocinados por empresas, com uma frequência muito grande de turistas, pois é onde se encontra a maioria dos hotéis. A vida noturna é movimentada atraindo gente de todas as outras praias do município. Durante os meses de verão, uma série de barzinhos, lanchonetes e quiosques estão abertos, principalmente nas imediações da rua Argentina e do Casa Grande Hotel, na região conhecida como Postinho, onde está concentrado quase todo o comércio da Enseada e é a região mais cheia. À tarde, passear pelo calçadão da orla da praia é uma atração.
Logo no seu início destaca-se o Morro da Campina, mais conhecido como Morro do Maluf, com vista panorâmica do Guarujá; no final da praia, a Ponta do Tortuga, muito procurada pelos adeptos dos esportes náuticos, como jet-skis e iatismo. A maior parte das pessoas se concentra entre o começo da praia, no Morro do Maluf e a região da Brunella (antigo centro da Enseada). Seguindo para o leste, passando da Brunella, entra-se numa região só de casas, onde a praia fica mais deserta. Lá pode-se ver algumas mansões de personalidades importantes, como a mansão do Silvio Santos.
Praia do Éden
Uma das mais belas praias da cidade e um dos últimos recantos preservados do Litoral Paulista. Com 100m de extensão, a Praia do Éden está encravada no meio de rochedos, possui areia clara, fofa e grossa, e um mar verde-azulado em declive (de tombo), sem correntes e com ondas fortes quebrando na beira. Ainda sem grande afluência de banhistas, está localizada depois do Morro do Sorocotuba (Reserva Ecológica do Sorocotuba), entre a Praia da Enseada e do Pernambuco. O acesso pode ser feito de carro ou moto e depois descer por uma trilha até a praia. Possui um bar mantido por um dos primeiros moradores do local.
Praia do Sorocotuba
Com 100m de extensão, está localizada após o Morro do Sorocotuba, entre as praias da Enseada e do Pernambuco, dentro de um condomínio fechado com vários prédios. O acesso para a praia é controlado pelo condomínio . O acesso ao morro pode ser feito de carro, mas é necessário descer uma trilha para chegar à praia, considerada uma das mais belas da cidade.
Praia do Mar Casado
Recebeu este nome porque, quando a maré sobe, acontece a junção com a Praia do Pernambuco, originando o que chamamos de "mar casado". Trata-se de uma praia criada pela formação de uma baía. Possui 400 metros de extensão e encostas rochosas de uma beleza inigualável. A presença de banhistas não é muito frequente, pois a maré alta encobre o acesso até a Ilha do Mar do Casado, que faz com que aconteça o fenômeno do encontro das águas das duas praias.
Praia do Pernambuco
Localizada após a Praia do Mar Casado, a leste da Ilha de Santo Amaro, é uma das mais belas e bem freqüentadas praias do Guarujá. É uma praia com pouco mais de 1500 metros, que podemos considerar como se fossem duas, com características bem diferentes: uma, com aproximadamente 1000m de extensão, possui ondas fortes, sendo uma atração para os surfistas. A outra, de aproximadamente 500m, apresenta águas calmas, adequadas para crianças e adultos. Quando a maré sobe, as duas praias se encontram, dando origem à Ilha do Mar Casado, que pode ser alcançada caminhando-se com a água pela canela.
Possui areia solta, fina e clara e um mar de ondas medianas a fortes, ocasionalmente impróprio para banho devido a ondas mais fortes. Boa para prática de surfe, bodyboard, caiaque e vela.
A Ilha do Arvoredo, localizada bem em frente, foi escolhida pelo cientista brasileiro Fernando Lee para suas pesquisas (energia solar, psicultura, genética vegetal, criação de aves de outras partes do mundo), sendo que não é possível a visitação pública. Próximo à Praia de Pernambuco foi encontrado o primeiro sambaqui da região, com restos arqueológicos datados de cerca de 2.500 a.C. Encontram-se aí também residências projetadas por famosos arquitetos, sendo uma das praias mais sofisticadas da cidade.
A praia é muito conhecida pela freqüência de artistas e ponto de parada das embarcações de passeio, e fica bastante movimentada nos finais de semana. Ainda relativamente tranqüila, graças à lei que impede a construção de qualquer tipo de prédio na praia, é um lugar simples, com coqueiros na orla, mas que esbanja classe e bom gosto. Quem quiser, pode conhecer as piscinas naturais formadas nas pedras à direita da praia.
Praia do Perequê
Com 2.200m de extensão, acolhedora e muito popular, é muito conhecida pelos restaurantes que comercializam grande variedade de pratos à base de frutos do mar, procurados por turistas e veranistas. É considerada o reduto dos pescadores, onde podemos encontrar o autêntico caiçara de nosso litoral. Uma praia de areia escura e dura, o mar é calmo, plano e poluído. Porém, a comunidade local tem conseguido grandes progressos com a despoluição da praia. O rio do Peixe, que é um belo cartão postal da praia, está totalmente despoluído e suas margens possuem vegetação nativa, de um lado, e areia e casas simples do outro. O rio desemboca calmamente no mar, e o turista poderá apreciar um cenário bucólico e tranqüilo, ver a puxada de rede e logo após saborear uma variedade de frutos do mar. Há um terminal turístico para ônibus de excursões.
É nesta praia que também se encontra a Capela dos Escravos, na Fazenda Perequê, e é realizada, em 29 de Junho, a Procissão Marítima no dia de São Pedro.
A Praia do Perequê é mais uma opção para quem quer tomar uma cervejinha e petiscar uma porção de camarão frito, ou como ponto de partida para quem quer se aventurar em um passeio de barco pela costa do município. Nos fins de semana, o grande"point" são os shows do Restaurante Avelinos.
O acesso se dá pela Estrada Ariovaldo de Almeida Viana (SP-61), também conhecida como Estrada Guarujá-Bertioga.
Praia de São Pedro
É uma praia extensa, com 1400m de extensão, de areia fofa e branca e mar agitado com ondas de forte arrebentação, ideais para surfe (considerada a melhor formação do Guarujá), e com muita vegetação da Mata Atlântica. O acesso à praia é controlado por um condomínio fechado, podendo ser feito a pé pela Estrada Guarujá-Bertioga, distante 4 km, ou por barco. No caminho há uma série de casas e mansões sofisticadas, algumas delas de grandes personalidades brasileiras e mundiais. A praia é belíssima e costuma estar deserta.
Praia das Conchas
É uma pequena praia de águas calmas, com cerca de 50m de extensão, protegida por uma seqüência de pedras que faz com que seja quase que uma lagoa. Tem areia grossa e fofa e no seu canto esquerdo, a água do mar fica presa numa imensa rocha, formando uma piscina de água quente natural. Está localizada dentro do loteamento Iporanga, com acesso dificultado pelo condomínio, a 4 km da estrada Guarujá-Bertioga.
Praia do Iporanga
Iporanga é uma praia de 800m, que leva o nome do condomínio fechado ao qual pertence, o mais sofisticado condomínio de casas do litoral paulista, e o caminho mais curto entre a rodovia Guarujá-Bertioga e a praia. Porém, não é permitida a entrada de veículos e turistas, sendo somente possível chegar à praia por barco ou passeio de escuna. Está localizada a 4 km da estrada Guarujá-Bertioga, no km 18,5, e a 25 km do centro da cidade.
É uma praia pequena e selvagem de areia batida, dura, fina e escura, mar tranqüilo e plano, com ondas moderadas e de muita vegetação nativa da Mata Atlântica, numa baía recortada de águas claras, e possui a mais bela cachoeira da região, que forma uma piscina natural.
Praia do Pinheiro ou Taguaíba
Com 700m de extensão, localizada logo após a praia do Iporanga, é uma enseada cercada de morros com pedras nas pontas e formações rochosas, com mar forte, perigoso e areia fina, batida e dura. O acesso à praia pode ser feito pelo condomínio de Taguaíba, ou atravessando pelas pedras a partir da praia de Iporanga, ou através de barco, a partir da Praia do Perequê e do Pontão do Bertioga
Praia do Camburi
A Praia do Camburi é uma estreita faixa de areia de 400m de extensão, rústica e rica em vegetação nativa da Mata Atlântica. Mar de ondas moderadas e fortes, boas para surfe. O acesso é feito por trilha (40 min.) a partir da Praia Preta ou pelo mar. É uma pequena praia onde há um rio e uma casa de um morador antigo da região. A areia é muito fofa e grossa e o mar tem ondas fortes arrebentando na beira da praia. As pedras à direita da praia são um bom lugar para mergulho. Esta é a mais desconhecida das praias do Guarujá.
Praia Preta
Uma pequena enseada de 200m de extensão de beleza selvagem e cercada de morros com densa vegetação da Mata Atlântica, a Praia Preta possui areia dura e escura e mar perigoso, cheio de pedras, com ondas fortes, boas para surfe. Seu acesso é difícil, através da costeira rochosa feita a partir da Praia Branca, ou via maritima através do pontão de Bertioga. É uma das praias mais desertas da ilha.
Praia Branca
Localizada ao lado do Ferry Boat que faz a travessia para Bertioga, no extremo leste da Ilha de Santo Amaro, seu acesso dá-se por barco ou por uma longa trilha a partir do final da estrada Guarujá-Bertioga. Circundada por morros com rica vegetação de Mata Atlântica, é uma praia extensa, com mais de 1350m, de areia clara, ondas fortes e correntes traçoeiras do lado esquerdo, e mar calmo e tranquilo do lado direito, devido à proximidade de uma pequena ilha, que pode ser alcançada a pé. Nesta praia situa-se uma antiga colônia de pescadores. Há algumas barracas na praia que vendem peixe frito com cerveja. Para quem quer acampar, é a melhor opção, com diversos campings e uma paisagem rústica cercada de muita natureza e longe da civilização.