Notícias

28 de Abril de 2008

Cartório Itinerante participa de Ação Global Regional em Taubaté

Unidade móvel da Arpen-SP realizou emissão de 2as vias, registros de nascimento e óbito, além de orientar a população sobre informações relativas ao registro civil.

No último sábado, (26.04) o Cartório Itinerante da Associação dos Registradores do Estado de São Paulo (Arpen-SP) participou de mais uma Ação Global Regional, evento organizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-SP) com a Rede Globo de Televisão, na cidade de Taubaté, no Vale do Paraíba. O evento aconteceu no Sesi da cidade, no bairro Estiva, que disponibilizou espaço e infra-estrutura para melhor atender a população local.

Durante todo o dia, o Cartório Itinerante ofereceu serviços gratuitos como 2as vias de certidões de nascimento, casamento e óbito e passou informações sobre todos os serviços realizados pelo cartório, com o apoio do Registro Civil do 2° Subdistrito de Taubaté. Estiveram presentes o Oficial, Marcello Verderamo, as escreventes Claudete Aparecida de Morais e Wanda Scaglianti Verderamo, e as auxiliares Luciana Aparecida Alves Cordeiro e Rita de Cássia Valente Verderamo. A equipe realizou um trabalho árduo durante todo o dia, e ao final do evento totalizaram 24 emissões de 2as vias de certidões, um registro de nascimento e 49 agendamentos para retirada de certidões no cartório, referentes aos pedidos de usuários cujos dados não constavam no sistema de banco de dados da serventia.

Para o Oficial Marcelo, a participação do Cartório Itinerante em mobilizações como esta representa a responsabilidade da classe perante a sociedade. "Nós temos que representar o que nós somos, que é a porta de entrada para a cidadania. O cidadão só se torna cidadão por meio do registro de nascimento e ele vai exercer esta cidadania exibindo estes documentos que nós fazemos: nascimento, casamento e óbito. Então é nossa obrigação e dever participar", comentou.

Segundo ele, o número baixo de registros de nascimento não foi algo inesperado, já que o município conta com um índice de sub-registro quase nulo, devido aos serviços prestados pelos dois cartórios da região. "Na última estatística, o Estado estava com um índice de 0,4% de sub-registro. Taubaté tem um índice menor que este. Em seis meses que estou aqui vi apenas um caso de registro tardio", acrescentou.

Como juiz de casamento, o Oficial ainda participou de um casamento comunitário, realizado pelo Registro Civil do 1° Subdistrito de Taubaté, sob a delegação de Gustavo Henrique Schalch. A cerimônia reuniu 40 casais que, por meio da Ação Global, puderam oficializar a união.

A Ação Global ofereceu diversos serviços à população como assessoria jurídica, orientação nas áreas de saúde, educação, cultura, cidadania, alimentação, esporte e lazer, além da prestação de serviços de beleza, como cabeleireiros, manicure e maquiagem. Ao todo, foram cerca de 50 atividades diferenciadas, para todos os tipos de público.

Os setores de emissão de documentos foram os mais requisitados, principalmente para aqueles que precisavam tirar a primeira via da Cédula de Identidade (RG). Simone Gomes Gonçalves queria fazer o documento de sua filha, e compareceu à Ação Global para resolver tudo no mesmo dia. "A certidão da minha filha estava muito velha e não pude fazer o RG. Então vim até o cartório para tirar outra. Já consegui e agora vou fazer o RG dela. Aqui na Ação Global é bem mais rápido", comentou, após ter em mãos a 2ª via da certidão de nascimento de sua filha emitida pelo Cartório Itinerante.

Tânia Mara dos Santos Vítor também aproveitou a ocasião para tirar suas dúvidas no Cartório Itinerante. Viúva há quatro anos, ela não sabia se precisava de novos documentos, constando o óbito do marido. "Minha cunhada perguntou se eu já tinha colocado a averbação do óbito do meu marido nos meus documentos. Vim aqui e já resolvi tudo. Vou pegar uma nova certidão com a averbação no começo da semana, no cartório".

Esta foi a 33° mobilização do Cartório Itinerante da Arpen-SP, que tem por objetivo alcançar regiões distantes e oferecer os serviços do registro civil para a população, com maior praticidade e agilidade. A próxima Ação Global, que acontece em Santo André, está prevista para o dia 17 de maio e contará, mais uma vez, com o apoio da Arpen-SP.

Assine nossa newsletter