Notícias

06 de Maio de 2020

Nova live da Arpen-SP discute aspectos técnicos dos serviços imobiliários no RCPN

 

A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP) realizou, na manhã desta terça-feira (05.05), a sua segunda live, com transmissão ao vivo pelos canais da associação no Instagram, Facebook e YouTube. O bate-papo teve como tema o “Convênio Arpen-SP e Arisp: Aspectos técnicos para e-protocolo e emissão de certidões” e contou com a participação da presidente da Arpen-SP, Karine Boselli, da vice-presidente Daniela Silva Mroz e de Carlos Eduardo Chaves, analista de suporte da Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (Arisp). Também estiveram presentes no vídeo o vice-presidente da Arpen-SP, Luis Carlos Vendramin Júnior, o gestor Rodrigo Felix Rodrigues, e a gerente de projetos da Arisp, Samira Arroyo.
 
A presidente da Arpen/SP abriu o encontro agradecendo a presença de todos os participantes e, também, a todas as pessoas que estão envolvidas no desenvolvimento e aperfeiçoamento do convênio entre as entidades. “Agradeço a intensidade do trabalho de todos e a disponibilidade. Espero que essa mútua colaboração e essa empatia se perpetuem”, disse Karine. Em seguida, Mroz reforçou que o sucesso do convênio depende da adesão e do empenho de cada registrador civil, e passou a palavra ao analista de suporte.
 
Chaves foi o responsável por mostrar o passo a passo do acesso ao Portal Registradores e como realizar os serviços imobiliários na plataforma. Em primeiro lugar, demonstrou que, na tela inicial do portal, é possível visualizar o valor de cada tipo de serviço e realizar a compra de créditos. “O Portal Registradores funciona por meio dessa pré-compra de créditos para realização das atividades, então aconselhamos a visualização dos valores anteriormente para já fazer a compra correta dos créditos necessários”, explica.
 
Na sequência, Chaves instruiu sobre o login no portal, que deve ser realizado clicando em “Área restrita” e, em seguida, selecionando a opção e-CPF. Uma vez logado, o administrador do convênio pode adicionar o cadastro de mais usuários na ferramenta, como funcionários de seu cartório, para que possam realizar as atividades do portal no dia a dia. Na tela inicial da ferramenta, há um painel com todos os serviços imobiliários disponíveis, mas Chaves reforçou que “para os registradores civis, estão à disposição apenas as opções ‘Certidão Digital’ e ‘E-protocolo’, referentes aos dois tipos de atividades que o convênio permite a realização”.


 
Para proceder à emissão de certidões, basta preencher as informações pedidas na tela e, em seguida, serão apresentados os valores das custas do serviço. Após conferir os valores, o registrador deve clicar em “Concluir pedido”. A solicitação será enviada ao Registro de Imóveis (RI) responsável, que conta com o prazo de duas horas úteis para finalização da emissão. “Caso o registrador perceba algum erro na solicitação de certidão, ele deve acionar o botão do chat, disponível na tela, e falar com um dos atendentes do portal”, explica Chaves.
 
Para o segundo serviço, que trata da protocolização de títulos, também foi apresentado o passo a passo dentro da plataforma: indicação dos dados do Cartório e do requerente, anexação dos documentos necessários e envio das informações ao RI, que irá fazer a prenotação do título, caso esteja tudo correto, ou fazer a devolução da solicitação e do valor pago, informando o motivo para correção. Na tela inicial, dentro da seção “E-protocolo”, é possível visualizar o status de todos os pedidos realizados e, assim, fazer o acompanhamento das ações necessárias.
 
Já ao fim da live, a presidente da Arpen-SP agradeceu a presença de todos e explicou: “Essa transmissão teve o objetivo de explicar sobre esse primeiro acesso ao Portal Registradores e as funções que iremos utilizar. Mais para frente faremos outra live, desta vez para abordar os aspectos mais técnicos dos serviços imobiliários a serem desenvolvidos por nós, dos documentos que devemos receber, entre outros pontos”. Boselli também informou que a Diretoria da Arpen-SP se encontra à disposição para esclarecer dúvidas e proceder a esclarecimentos dos registradores civis do Estado.
 
Clique aqui e assista à íntegra da live, disponível no canal da Arpen-SP no YouTube.
 

Assine nossa newsletter