Notícias

22 de Abril de 2025

Arpen/SP participa da posse solene dos desembargadores Marcus Vinicius Rios Gonçalves, Alexandre David Malfatti e Jayme Martins de Oliveira Neto

Giovanna Truffi Rinaldi, oficial do 21º Subdistrito – Saúde e membro do Conselho de Representação nos Tribunais da Arpen/SP representou a entidade


O Tribunal de Justiça de São Paulo realizou, em abril, a posse solene dos desembargadores Marcus Vinicius Rios Gonçalves, Alexandre David Malfatti e Jayme Martins de Oliveira Neto, que chegam ao posto mais alto da carreira após três décadas de carreira. Realizada no Salão do Júri do Palácio da Justiça, a solenidade reuniu magistrados, representantes de instituições, amigos e familiares dos empossados, sob condução do presidente do Judiciário paulista, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia.


Jayme Martins de Oliveira Neto compartilhou o êxito pessoal com todos aqueles que o auxiliaram em toda sua trajetória não apenas na judicatura, mas em entidades associativas como a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), das quais foi presidente. “Qualquer jovem que receba tanto amor e tanta compressão quanto recebi pode chegar aqui ou onde quiser. Se esse momento pode ser considerado uma conquista ou uma vitória, estejam seguros de que não é minha: é uma vitória do amor, em todas as suas dimensões”, agradeceu.



Alexandre David Malfatti fez uma breve retrospectiva das comarcas pelas quais passou e dos colegas que fez. “Quero agradecer a todos os amigos aqui presentes. Para mim, o sentimento de alegria é imenso em tê-los aqui nesse momento tão importante. A vida me proporcionou fazer amigos que me ajudaram a gostar do Direito”, disse o desembargador empossado.


Marcus Vinicius Rios Gonçalves falou sobre o privilégio de exercer a judicatura. “Trata-se de uma das maiores experiências que um ser humano pode ter, porque, nesses mais de 30 anos de carreira, pude ter contato com todo o espectro das emoções e reações humanas. E muito aprendi nessa experiência, valendo-me da máxima do poeta Terêncio, que dizia que tudo que é humano lhe interessava”, afirmou, agradecendo especialmente o pai, desembargador Carlos Roberto Gonçalves.


Em sua saudação, o presidente Fernando Antonio Torres Garcia não poupou elogios aos amigos empossados. “O que assistimos hoje, com muita alegria e satisfação, foi o histórico da carreira de três magistrados excepcionais. Fizeram trajetória brilhante até aqui e certamente o farão também no 2º Grau de jurisdição. São todos conhecedores da máquina administrativa do Tribunal de Justiça. Essa é a Magistratura de São Paulo, feita com muita competência, dedicação, respeito às autoridades e responsabilidade. Os três são exemplos para as novas gerações de magistrados”, declarou o desembargador. 


Giovanna Truffi Rinaldi, oficial do 21º Subdistrito – Saúde e membro do Conselho de Representação nos Tribunais da Arpen/SP representou a entidade durante a cerimônia.




Trajetória

Jayme Martins de Oliveira Neto – Nasceu em Monte Aprazível (SP), em 1965. Formou-se pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), turma de 1989. É mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atuou como escrevente técnico judiciário do Primeiro Tribunal de Alçada Civil de São Paulo. Ingressou na Magistratura em 1991, nomeado juiz substituto da 8ª Circunscrição Judiciária, com sede em Campinas. Judiciou nas comarcas de Tietê, Rancharia, Santos e na Capital. Foi removido a juiz substituto em 2º Grau em 2019.


Marcus Vinicius Rios Gonçalves – Nasceu em Santa Cruz do Rio Pardo (SP), em 1966. Graduou-se pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), turma de 1988. De 1990 a 1991 atuou como promotor de Justiça. Ingressou na Magistratura em 1991, nomeado juiz substituto da 4ª Circunscrição Judiciária, com sede em Osasco. Atuou nas comarcas de Juquiá, Registro e na Capital. Em 2019 foi removido a juiz substituto em 2º Grau. 


Alexandre David Malfatti – Nasceu na Capital, em 1966. Graduou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), turma de 1988. É pós-graduado pela mesma instituição. Ingressou na Magistratura em 1991, nomeado juiz substituto da 8ª Circunscrição Judiciária, com sede em Campinas. Atuou nas comarcas de Cunha, Ibiúna e na Capital. Em 2021 foi removido a juiz substituto em 2º Grau. 




Com informações do TJ/SP


Assine nossa newsletter