Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Eventos

Revolução no Atendimento ao Cliente leva 400 participantes a curso realizado na Capital
Sessão de Fotos Relacionada: Curso de Atendimento ao Cliente na Capital

Contando com a presença de muitos Oficiais de Registro Civil, evento realizado na Capital Paulista estabelece novo recorde de público em cursos promovidos pela Associação

Contando com a presença de mais de 400 pessoas, entre eles muitos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado de São Paulo, integrantes de sua diretoria, a Arpen-SP realizou no último sábado (05.11), no Novotel Jaraguá, na Capital, o seu 4° curso de "Qualidade no Atendimento ao Cliente", que tem como principal objetivo capacitar os cartórios de Registro Civil na promoção de um serviço de qualidade, privilegiando o bom atendimento ao público e a capacitação das equipes de trabalho das unidades de serviço.

Organizado pelo diretor regional na Capital, Jucelho Martins Ramos, Oficial de Registro Civil do Cartório de Diadema, o curso realizado na Capital marcou também um novo recorde para eventos realizados pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo, fato que provocou admiração entre as pessoas envolvidas. "A maciça presença de Oficiais, escreventes e auxiliares demonstra como este ramo de atividade está sedento por iniciativas como essa. A Arpen-SP acertou em cheio ao escolher este tema e levá-lo a todas as regiões do Estado de São Paulo", afirmou, admirado, o consultor Gilberto Cavvichioli, palestrante do evento.

"Capacitar os cartórios de Registro Civil através da excelência no atendimento ao público é uma das principais metas da Arpen-SP. O curso procura transmitir a idéia de que bom atendimento abrange todos os serviços prestados pelo cartório independente de ser compulsório, remunerado ou gratuito, enfatizando que o Cartório é uma empresa privada e deve se diferenciar e competir, através da qualidade do atendimento a seus usuários", explicou o presidente da Arpen-SP, Odélio Antônio de Lima que, antes do início do evento, transmitiu aos participantes importantes informações sobre os serviços disponibilizados pela Arpen-SP a seus associados. "A cada curso de Qualidade que realizamos aumenta a minha convicção de que a Arpen-SP acertou ao investir nesta capacitação, privilegiando cada vez mais os usuários de seus serviços", completou.

Prestigiando o evento realizado pela Arpen-SP na Capital estiveram presentes os Oficiais Marlene Marchiori, do 37° Subdistrito, no bairro da Aclimação, Antônio Guedes Netto, do 26° Subdistrito, na Vila Prudente, Marilei Siriani Silva, do 23° Subdistrito, na Casa Verde, Maria Elena Castagnoli Costa Neves, do 22° Subdistrito, no Tucuruvi, Rodrigo Valverde Dinamarco, do 10° Subdistrito, no Belenzinho, João Baptista Martelletto, do 9° Subdistrito, na Vila Mariana, Marcelo Velloso dos Santos, do 2° Subdistrito, na Liberdade, Carlos Alberto Gallego, do 44° Subdistrito, no Limão, Claudinei José Pires, do Distrito do Capão Redondo, Valdir Gonçalves, do 20° Subdistrito, do Jardim América, Ariel Xavier de Oliveira, do 3° Subdistrito, no bairro da Penha, Ruth de Andrade Moraes, do 5° Subdistrito, em Santa Efigênia, e Geny de Jesus Macedo Morelli, do 1° Subdistrito, do bairro da Sé, além do diretor de informática, Lázaro da Silva, e da diretora regional no Vale do Ribeira, Maria do Socorro Lima de Queiroz.

Também enviaram funcionários ao evento realizado pela Arpen-SP representantes dos cartórios do 33° Subdistrito - Alto do Mooca, 35° Subdistrito - Barra Funda, 17° Subdistrito - Bela Vista, 6° Subdistrito - Brás, 32° Subdistrito - Capela do Socorro, 7° Subdistrito - Consolação, 24° Subdistrito - Indianópolis, 18° Subdistrito - Ipiranga, 25° Subdistrito - Pari, 19° Subdistrito - Perdizes, 11° Subdistrito - Santa Cecília, 48° Subdistrito - Vila Nova Cachoeirinha, além dos Distritos do Jaraguá, São Mateus, Parelheiros e de Itaquera.

"Estou muito satisfeita, nunca imaginei que o curso fosse tão proveitoso. Vou aplicar tudo em meu cartório, a partir de segunda-feira. A Arpen-SP está de parabéns", afirmou a Oficiala Geny de Jesus Macedo Morelli, do 1° Subdistrito da Capital, no bairro da Sé. "A palestra foi muito proveitosa e esclarecedora, realmente uma coisa inusitada, nunca ouve uma preocupação nesse sentido com os cartórios. A Arpen-SP esta de parabéns por mais esta iniciativa, afirmou o Oficial do 20° Subdistrito da Capital, Valdir Gonçalves. "O Curso é muito interessante e ajuda a todos os cartórios a prestarem um serviço melhor à população", afirmou o ex-presidente da Arpen-SP, Antônio Guedes Netto

O Curso

Abrindo o evento, o diretor regional da Arpen-SP na Capital, Jucelho Martins Ramos, agradeceu a presença de todos os participantes, exaltando a grande presença de Oficiais e funcionários de cartórios da capital e da região metropolitana. Mais tarde, o diretor elogiou a iniciativa da Arpen-SP. "O curso foi muito importante, por que nós que trabalhamos com cartórios temos uma mentalidade diferente, as vezes temos que deixar os problemas pessoais de lado, pois se você é bem atendido, com certeza as pessoas voltarão".

Preparado especialmente para cartórios, através de visitas realizadas a cartórios de Registro Civil e pesquisa com usuários nos dois últimos meses, o curso de "Qualidade no Atendimento ao Cliente", ministrado pelo professor Gilberto Cavvichioli empolgou os mais de 400 participantes do evento na Capital, entre eles muitos oficiais de cartórios da região metropolitana e Grande São Paulo, como Angatuba, Aramina, Aparecida, Brás Cubas, Diadema, Itapecerica da Serra, Jundiapeba, Mogi das Cruzes, Pariquera-Açú, Taubaté e Taquaritinga.

Após uma breve abertura realizada pelo diretor regional da Capital, Jucelho Martins Ramos, e de uma exposição do presidente da Arpen-SP, Odélio Antônio de Lima, o palestrante iniciou sua exposição falando sobre as diretrizes do curso, fornecendo informações sobre a apostila e sobre a programação do evento.

Concentrando-se no tema Atendimento ao Cliente, Gilberto Cavvichiloi falou sobre o perfil do cliente moderno, sobre o que é atendimento e sobre ferramentas de marketing para relacionar-se com o usuário, dando subsídios para uma aproximação entre cartórios e seus usuários, enfocando perguntas como "Como deve ser um atendimento excelente?" e "O que quer nosso usuário?".

Falando sobre a evolução no atendimento ao usuário, o palestrante transmitiu técnicas para o atendimento pessoal e por telefone, abordou temas como concorrência e pioneirismo na relação com os clientes e falou sobre os diversos mecanismos de cativar os freqüentadores dos cartórios, desde as evidências físicas no local de atendimento até as inovações tecnológicas que atraem mais usuários. "Só há duas formas de um concorrente ocupar um espaço que é seu. Ou ele oferece algo que você não possuí, e torna-se pioneiro neste serviço, ou ele oferece algo que você faz, mas de maneira mais eficiente que você", alertou.

O público interno também foi alvo constante da palestra, o que por diversas vezes causou manifestações de todos os tipos na platéia. "Fizemos diversas provocações para a platéia que reagiu brilhantemente, trocando idéias e propondo sugestões, disse Cavvichioli. Em sua palestra, o professor falou de aspectos que vão desde a seleção de pessoal para trabalhar em cartórios, com a definição do que é um perfil desejado de funcionário, passando por reuniões para implementação de idéias e pelo desenvolvimento de super astros de atendimento. "O essencial no atendimento ao cliente neste ramo de atividade é o trabalho em equipe. Procurar fazer o seu melhor é essencial para que o trabalho do próximo seja mais eficiente. Hoje ninguém consegue realizar um atendimento de ualidade sozinho", ressaltou o palestrante.

Por fim, o palestrante ainda ofereceu aos usuários um vídeo chamado "Picles", no qual o admirado empresário norte-americano Bob Farrel fala sobre os principais mandamentos no atendimento e no relacionamento com o usuário. Fechando a palestra, Gilberto Cavvichioli falou sobre os benefícios de um bom atendimento e destacou a importância de ouvir o cliente. "Hoje, empresas de todo o mundo gastam fortunas para ouvir seu usuário. O cartório deve fazer o mesmo, através de questionários de satisfação do cliente, por que lá estão as respostas que você procura e que podem alavancar seu serviço", enfatizou o professor, que ainda abordou temas como estratégias para manter a fidelidade dos clientes e a recuperação de clientes insatisfeitos.


Deixe seu comentário
 
 
890432

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539
E-mail: arpensp@arpensp.org.br

Nº de Visitas: 150.449.274
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP