Notícias

12 de Maio de 2021

Curso de Grafotecnia e Documentoscopia está disponível no Portal EAD da Arpen/SP

Ministrado pelo prof. Luiz Gabriel Passos, especialista no assunto, o curso tem cinco horas de duração

O Curso de Grafotecnia e Documentoscopia, realizado pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP), está disponível para acesso no Portal EAD da entidade. As aulas têm o objetivo de ensinar colaboradores e oficiais dos Cartórios de Registro Civil a verificarem documentos de identidade e assinaturas, comprovando sua autenticidade.

Com cinco horas de duração divididas em 10 aulas, o curso aborda temas como “técnica de impressão”, “exame com luz ultra-violeta”, “exames do impresso e do preenchimento”, entre outros assuntos. “O curso é de suma importância e fundamental, pois auxilia na identificação de documentos falsos e oferece dicas importantes de como podemos nos prevenir e detectar fraudes. Por ser dirigido aos trabalhos dentro dos cartórios, certamente será de grande valia para a formação e capacitação de auxiliares e escreventes”, comenta Daniela Silva Mróz, presidente da Arpen/SP.

O curso é ministrado pelo professor Luiz Gabriel Costa Passos, formado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), com biênio em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma. Perito Criminal, Grafotécnico e Documentoscópico, formado pelo Instituto de Criminalística do Estado do Paraná (1974-2007), tendo sido Instrutor e Consultor Técnico na Secção de Perícias de Documentos do mesmo Instituto (1993-2007). Professor das disciplinas de Grafotecnia e Documentoscopia na Academia da Polícia Civil do Estado do Paraná.

Inscrição

Realizado em formato virtual, pelo Portal EAD da Arpen/SP, o curso tem o investimento de R$51,25. Ao se inscrever no curso, além da capacitação, o aluno vai colaborar com a campanha Registro Civil contra a Fome, uma iniciativa da Arpen/SP, com o objetivo de auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade social. Do valor integral do pagamento, serão doados R$15,00 à campanha. “O professor Luiz Gabriel concordou em ceder parte de seus honorários para auxiliar as pessoas vulneráveis. Assim, além de melhorar na sua formação, ajudará aos mais necessitados”, reforça Daniela Mroz.

Realize sua inscrição clicando aqui. Será gerado um boleto, que deverá ser pago no período previsto. Após a validação do pagamento - que poderá ocorrer em até três dias úteis -, o aluno receberá, no e-mail cadastrado, o link de acesso ao curso que ficará válido por 60 (sessenta) dias.

Atenção:
  1. Curso é destinado somente aos associados da Arpen/SP e seus colaboradores;
  2. O colaborador da serventia deverá estar previamente cadastrado na Central de Informações de Registro Civil (CRC) para sua inscrição.

Assine nossa newsletter