Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Curso de Grafotecnia e Documentoscopia está disponível no Portal EAD da Arpen/SP

Publicado em: 12/05/2021
Ministrado pelo prof. Luiz Gabriel Passos, especialista no assunto, o curso tem cinco horas de duração

O Curso de Grafotecnia e Documentoscopia, realizado pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP), está disponível para acesso no Portal EAD da entidade. As aulas têm o objetivo de ensinar colaboradores e oficiais dos Cartórios de Registro Civil a verificarem documentos de identidade e assinaturas, comprovando sua autenticidade.

Com cinco horas de duração divididas em 10 aulas, o curso aborda temas como “técnica de impressão”, “exame com luz ultra-violeta”, “exames do impresso e do preenchimento”, entre outros assuntos. “O curso é de suma importância e fundamental, pois auxilia na identificação de documentos falsos e oferece dicas importantes de como podemos nos prevenir e detectar fraudes. Por ser dirigido aos trabalhos dentro dos cartórios, certamente será de grande valia para a formação e capacitação de auxiliares e escreventes”, comenta Daniela Silva Mróz, presidente da Arpen/SP.

O curso é ministrado pelo professor Luiz Gabriel Costa Passos, formado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), com biênio em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma. Perito Criminal, Grafotécnico e Documentoscópico, formado pelo Instituto de Criminalística do Estado do Paraná (1974-2007), tendo sido Instrutor e Consultor Técnico na Secção de Perícias de Documentos do mesmo Instituto (1993-2007). Professor das disciplinas de Grafotecnia e Documentoscopia na Academia da Polícia Civil do Estado do Paraná.

Inscrição

Realizado em formato virtual, pelo Portal EAD da Arpen/SP, o curso tem o investimento de R$51,25. Ao se inscrever no curso, além da capacitação, o aluno vai colaborar com a campanha Registro Civil contra a Fome, uma iniciativa da Arpen/SP, com o objetivo de auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade social. Do valor integral do pagamento, serão doados R$15,00 à campanha. “O professor Luiz Gabriel concordou em ceder parte de seus honorários para auxiliar as pessoas vulneráveis. Assim, além de melhorar na sua formação, ajudará aos mais necessitados”, reforça Daniela Mroz.

Realize sua inscrição clicando aqui. Será gerado um boleto, que deverá ser pago no período previsto. Após a validação do pagamento - que poderá ocorrer em até três dias úteis -, o aluno receberá, no e-mail cadastrado, o link de acesso ao curso que ficará válido por 60 (sessenta) dias.

Atenção:
  1. Curso é destinado somente aos associados da Arpen/SP e seus colaboradores;
  2. O colaborador da serventia deverá estar previamente cadastrado na Central de Informações de Registro Civil (CRC) para sua inscrição.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Arpen/SP
Deixe seu comentário
 
 
55486

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539
E-mail: arpensp@arpensp.org.br

Nº de Visitas: 147.055.980
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP

Pedido de Providências - Registro Civil das Pessoas Naturais

LEIA MAIS