Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

ACidade ON - Número de casamentos em São Carlos continua abaixo da média histórica

Publicado em: 20/07/2021
Embora a cidade tenha registrado aumento na comparação com 2020, dados da Arpen-SP mostram quarto menor valor da série histórica

A pandemia de Covid-19 continua a impactar o número de novos casamentos em São Carlos. No primeiro semestre desde ano, o município contou 564 uniões, número 17,8% menor do que a média histórica da cidade, segundo a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP).

Embora menor do que a média, 2021 teve mais casamentos do que em 2020, em período igual. São 12,1% a mais do que no ano passado, quando foram celebradas 503 uniões entre janeiro e junho. Já na comparação com 2019, antes da pandemia, foram 671 casamentos civis.

Embora não seja a regra, a série histórica do Registro Civil demonstra que o aumento no número de casamentos está diretamente ligado ao aumento da taxa de natalidade em São Carlos, o que deve fazer com que os nascimentos ainda demorem um pouco a serem retomados, já que no primeiro semestre de 2021 a cidade registrou o quarto menor número de casamentos desde o início da série histórica em 2003, de acordo com a Arpen.

Os dados constam no Portal da Transparência do Registro Civil, base de dados abastecida em tempo real pelos atos de nascimentos, casamentos e óbitos praticados pelos Cartórios de Registro Civil do País, administrada pela Arpen-Brasil, cruzados com os dados históricos do estudo Estatísticas do Registro Civil, promovido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base nos dados dos próprios cartórios brasileiros.

Mais mortes, menos nascidos

São Carlos viu o número de mortes globais aumentarem em 52% no primeiro semestre de 2021 ante 2020. É o que revelam os números do Portal da Transparência do Registro Civil, ferramenta que reúne dados de cartórios de todo o país.

Segundo o balanço, o município contou 1.329 mortes entre janeiro e junho. No ano passado, na mesma época, foram 875.

Na outra ponta, o município viu reduzir em 2,2% o total de nascimentos. Em 2021 foram 1.571, contra 1.606 no ano passado.

Fonte: ACidade ON
Deixe seu comentário
 
 
937788

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539
E-mail: arpensp@arpensp.org.br

Nº de Visitas: 148.281.531
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP

Designar Bianca Martins Izabel de Oliveira, brasileiro(a), casada, portador(a) do RG. nº 42582808-6 - SSP/SP, para exercer a função de Juiz(a) de Casamentos Ad hoc, no Registro Civil das Pessoas Naturais do 02º Subdistrito Liberadade, a fim de realizar os casamentos que foram celebrados no(s) dia(s) 10, 17 e 24 de abril de 2021

LEIA MAIS