Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Governo SP - SP celebra 30º aniversário da Lei de Cotas com ações de incentivo à empregabilidade

Publicado em: 26/07/2021
Data é um marco histórico na luta pela inclusão profissional e pelos direitos das pessoas com deficiência
 
Neste sábado (24), é celebrado o 30º aniversário da Lei de Cotas (Lei nº 8213/91). Em celebração a data, a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, anuncia o lançamento dos Polos de Empregabilidade Inclusiva (PEI) – Campinas e Registro, além de realizar cursos de capacitação profissional para pessoas com deficiência do interior e litoral paulista, visando cada vez mais a independência e a autonomia dessas pessoas por meio do emprego e da renda.
 
“O trabalho do Governo de São Paulo, como quer e orienta o Governador João Doria e o Vice-Governador Rodrigo Garcia, é que a gente garanta oportunidades iguais e espaço para todos”, ressalta a Secretária Célia Leão, que também reforça a importância da Lei de Cotas. “Vem impor e conscientizar o mercado de trabalho para todos, tendo a autonomia financeira como um mecanismo forte à inclusão das pessoas com deficiência”, diz.
 
A Lei nº 8213 de 1991, conhecida como Lei de Cotas, é fruto da luta pela inclusão profissional das pessoas com deficiência. Ela defende e prevê que empresas com 100 ou mais funcionários tenham entre 2% e 5% de funcionários com deficiência, dependendo do número de pessoas em seu quadro de empregados.
 
De acordo com a Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência (www.basededadosdeficiencia.sp.gov.br), entre 2020 e 2021 houve um saldo negativo na contratação de pessoas com deficiência, representando uma perda de aproximadamente 6,5% dos empregos formais das pessoas com deficiência, considerando a histórica exclusão ao acesso e permanência da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, dificuldade intensificada pela crise de desemprego que assolou o país em virtude da pandemia da Covid-19.
 
Oportunidades
 
Os Polos de Empregabilidade Inclusiva da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, fazem parte do programa Meu Emprego Inclusivo, ação intersecretarial em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que visa a entrada, inclusão e permanência da pessoa com deficiência no mercado de trabalho por meio do emprego apoiado. Neles são realizadas entrevistas, acompanhamento do candidato – mesmo após inserção no mercado de trabalho -, orientações para o departamento de recursos humanos, palestras de sensibilização e avaliação de acessibilidade.
 
Além das unidades Imigrantes, Boa Vista e Jardim Humaitá, será aberta mais uma unidade em Campinas e outra em Registro, além da unidade avançada em Paraisópolis, com atendimento às terças-feiras a partir do dia 27 de julho. Mais informações, os interessados podem acessar o site: http://www.trabalhoinclusivo.sp.gov.br/
 
Capacitação
 
Para que as pessoas com deficiência entrem no mercado de trabalho de forma qualificada, a Secretaria em parceria com o Centro Paula Souza tem realizado cursos remotos profissionalizantes, como Auxiliar Administrativo e Operador de Telemarketing. Os cursos já foram realizados em mais de 40 cidades do estado e já atendeu mais de mil alunos inscritos. No momento está sendo oferecido na capital.

Fonte: Governo do Estado de São Paulo
Deixe seu comentário
 
 
159855

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539
E-mail: arpensp@arpensp.org.br

Nº de Visitas: 149.568.621
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP

Alesp - Aprovada na Assembleia, lei com as diretrizes orçamentárias para 2022 é sancionada pelo Executivo

LEIA MAIS