Notícias

26 de Julho de 2021

G1 - Cartórios de Bauru e Marília registram a menor diferença entre mortes e nascimentos desde 2003

Covid-19 causou grande impacto nas estatísticas das cidades, segundo os dados da Arpen referentes ao primeiro semestre deste ano. Apenas em Bauru, o número de óbitos registrados até junho deste ano já é 52,5% maior que a média histórica de mortes na cidade.
 
A pandemia da Covid-19 já causou, até este sábado (24), 8.113 mortes nas 100 cidades do centro-oeste paulista e pela primeira vez durante os seis primeiros meses do ano, houve um aumento no número de mortes e uma queda na taxa de nascimentos nas duas principais cidades da região, Bauru e Marília. Com isso, a diferença entre o número de óbitos e o de nascimento foi o menor desde 2003.
 
De acordo com os dados disponibilizados pelo Portal da Transparência do Registro Civil, os cartórios de Bauru registram em números absolutos, 2.206 óbitos até o final do mês de junho e, destes, mais de 1.100 são de casos de coronavírus. O levantamento foi feito pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP).
 
Esse número, além de ser o maior da história da cidade em um primeiro semestre, é 52,5% maior que a média histórica de óbitos na cidade e 71% maior que as mortes registradas em 2020, quando a pandemia já estava fazendo vítimas há quatro meses em Bauru.
 
Já em relação ao ano de 2019, quando ainda não existia a pandemia, o aumento no número de mortes foi de 43,9%.
 
Segundo o Oficial do 2º Cartório de Registro Civil de Bauru e diretor regional da Arpen, Alexandre Mateus de Oliveira, esses números são uma consequência do aumento no número de casos da doença neste ano, mas também refletem uma tendência.
 
"Esses números são um retrato do que está acontecendo no estado e no Brasil inteiro, não é uma questão apenas da nossa região. Com certeza isso se destacou muito por conta da pandemia, mas se pegarmos outros recortes, a queda de nascimentos já vinha acontecendo, mas não de forma tão avassaladora. A população está envelhecendo mais, porque estamos vivendo mais e os casais vêm tendo menos filhos. Essa é uma tendência que já vemos na Europa, por exemplo", explica Alexandre.
 
Quanto aos nascimentos no município, o menor número de nascidos vivos em um 1º semestre desde o início da série histórica em 2003 foi registrado neste ano.
 
Isso porque, até o final do mês de junho foram registrados apenas 2.342 nascimentos em Bauru, número 11% menor que a média de nascidos na cidade desde 2003 e 2,5% menor que no ano passado. Durante a pandemia, o número de nascimentos caiu 17,8% na cidade em relação ao ano de 2019, que antecedeu a chegada da Covid-19.
 
Com isso, a diferença entre nascimentos e óbitos que sempre esteve na média de 1.186 nascimentos a mais, caiu para apenas 136 em 2021, uma redução de 88,5% na variação em relação à média histórica. Em relação a 2020, a queda foi de 87,7%, e em relação a 2019 foi de 89,6%.
 
Marília
 
Ainda segundo os dados do Portal da Transparência do Registro Civil, os cartórios de Marília confirmaram 1.669 óbitos até o final do mês de junho deste ano e, destes, mais de 850 são de vítimas da Covid-19. Sendo este número, 67,4% maior que a média histórica de óbitos na cidade e o maior já visto em um primeiro semestre.
 
Além disso, as mortes registradas neste semestre tiveram um aumento de 83,2% se comparadas com as ocorridas no ano passado, quando a pandemia já havia começado há cerca de 120 dias na cidade. E em relação ao ano anterior à chegada da pandemia, 2019, o crescimento no número de mortes é ainda mais alarmante chegando a 89,6%.
 
Os nascimentos também tiveram uma grave queda no município neste primeiro semestre quando comparados com o início da série histórica em 2003. Afinal, até o fim do mês de junho foram registrados somente 1.454 nascimentos em Marília, número 12,9% menor que a média de nascidos na cidade desde 2003.
 
E em relação ao ano de 2020, os nascimentos tiveram uma queda de 14,2% até o momento. Por fim, em comparação com 2019, quando ainda não existia a Covid-19, o número de nascimentos caiu 18% na cidade neste primeiro semestre.
 
Na cidade, a diferença entre nascimentos e óbitos que sempre esteve na média de 672 nascimentos a mais, caiu para 215 negativos em 2021, uma redução de 132% na variação em relação à média histórica que começou em 2003. Isto é, em Marília o número de óbitos superou o número de nascidos no 1º semestre deste ano.
 
Já se compararmos com o início de 2020, a queda foi de 127,3%, e em relação ao 1º semestre de 2019 foi de 124%.
 
Apesar dos números representarem os impactos de um cenário pandêmico e levantarem um alerta, o diretor da Arpen ressalta que com a vacinação da população, a tendência é de que o número de mortes diminua e a média entre os nascimentos e óbitos em Bauru e Marília retorne a normalidade.
 
O oficial ainda destaca que mesmo com a vacinação contra o coronavírus, ainda é preciso que as pessoas mantenham os protocolos sanitários de prevenção à doença até que a pandemia seja controlada no país.
 
"Eu creio que agora com a disponibilidade da vacinação, a população está se conscientizando da necessidade de se vacinar, não apenas para proteger a si, mas também a coletividade. Com isso, a tendência é termos uma melhora nesses números. Mas não podemos esquecer do aumento de óbitos, é preciso ser otimista, mas continuar com todos os cuidados de prevenção da Covid-19 para que aconteça um decréscimo nesses números."

Assine nossa newsletter