Notícias

27 de Julho de 2021

JCNET - Morre Artur Guedes Neto, juiz em mais de 20 mil casamentos

 
Ele, que estava com 87 anos, era titular do 1º Cartório Oficial de Registro Civil
 
Morreu, na manhã desta segunda-feira (26), o juiz de casamento titular do 1.º Cartório Oficial de Registro Civil de Bauru, Artur Guedes Neto. Aos 87 anos, ele estava bastante debilitado por conta de um tumor no pulmão e sofreu uma parada cardíaca. O juiz era uma figura muito querida na cidade, justamente por conta dos milhares de casais que uniu durante mais de duas décadas de carreira. Para se ter uma ideia, em 2018, em entrevista ao JC, o próprio Artur calculava já ter realizado mais de 20 mil matrimônios.
 
"A alegria da vida do meu pai era fazer casamentos. Ele amava transmitir esperança aos casais que estavam realizando o matrimônio. A gente até brincava que ele gostava mais de casar gente do que ficar com a família. Ele chegou a deixar de ir em batismo de bisneto porque já tinha se comprometido com os noivos e não gostava de desmarcar", lembra, com bastante carinho, a filha mais velha de Artur, Elizabeth Guedes Caetano, de 63 anos.
 
Em abril deste ano, o juiz descobriu um tumor no pulmão e, por isso, precisou de sessões semanais de quimioterapia. "O procedimento deixou ele muito debilitado. Além disso, ele já estava bastante abalado emocionalmente por ter que ficar em casa e deixar de realizar casamentos, por conta da pandemia. Neste final de semana, ele não estava bem e levamos ele ao hospital. Até que hoje (ontem) de manhã, teve uma parada cardíaca. Ele chegou a se recuperar, mas, por volta das 11h30, tive a notícia de que ele não aguentou", detalha Elizabeth.
 
A filha ainda agradeceu o cuidado e o carinho da equipe médica do Hospital da Unimed, onde o pai estava internado. "Como ele estava ficando mais em casa, ficamos muito próximos nos últimos tempos. Estava muito presente. Estamos sentindo muita falta dele", lamenta.
 
O juiz também era maçom e frequentava a Loja Maçônica Roosevelt. "Lamentamos o falecimento do nosso irmão e amigo de décadas. Um homem cavalheiro, educado e de agradável convívio. Era um hábil dançarino, amava as pessoas e a vida. A família, os amigos, a maçonaria e a sociedade bauruense se despedem hoje de um grande homem", declara a Associação dos Maçons de Bauru e Região (Assoma).
 
DESPEDIDA

Artur era casado com Yvone Guedes, pai de Elizabeth e Eliana, tinha seis netos e sete bisnetos, e era irmão de Teresa Guedes. O velório, no Salão Nobre 2 do Centro Velatório Terra Branca, começou às 18h desta segunda-feira (26) e segue até as 16h desta terça (27), quando o corpo será cremado no Crematório Regional Jardim Dos Lírios.

Assine nossa newsletter