Notícias

12 de Agosto de 2021

Arpen/SP inicia apresentação do Software Sofia Rei em Workshop para os registradores paulistas

Primeiro dia do evento online é marcado pela apresentação da plataforma e do novo módulo de nascimento. Subsídio para contratação terceirizada de programa será descontinuado em 2022
 
Nesta terça-feira (10.08) foi dado início ao Workshop Sofia Rei – o Software Inteligente do Registro Civil, evento voltado à apresentação do programada desenvolvido pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP) para os atos de nascimentos, casamentos, óbitos e rotinas estruturais e administrativas dos Cartórios de Registro Civil paulistas.
 
A apresentação contou com a participação do presidente da entidade, Luis Carlos Vendramin Jr., e de dois de seus vice-presidentes, Gustavo Renato Fiscarelli e Karine Maria Famer Rocha Boselli, que focaram na apresentação geral da plataforma e no módulo inicial de Nascimento.
 
O presidente da Associação abriu o evento dando as boas-vindas aos integrantes e agradecendo o “expressivo número de participantes” da live, que contou com mais de 450 integrantes. Vendramin ainda explicou o motivo da criação do novo software, que após dois anos de trabalho, está pronto para uso dos registradores, substitutos e prepostos ds serventias extrajudiciais de Registro Civil.
 
Com o objetivo de auxiliar principalmente os cartórios deficitários, aqueles que em grande parte estão presentes em pequenos municípios do estado de São Paulo, muitas vezes com poucos recursos e grandes desafios pelas questões que o permeiam, o Sofia Rei tem em suas funcionalidades a otimização e a integração das atividades cartorárias do RCPN de forma automatizada com a Central Nacional de Informações do Registro Civil (CRC).
 
“A ideia de facilitar a vida e a atividade dos cartórios deficitários foi nosso grande objetivo, visando oferecer uma ferramenta integrada e informatizada”, explicou o presidente da Arpen/SP. “É um software feito de registradores para registradores”, completou, ressaltando que todas as funções do Sofia Rei foram pensadas a partir da necessidade dos próprios registradores.
 
Já o vice-presidente da entidade Gustavo Fiscarelli salientou as horas de trabalho e recursos empregados para a operação do sistema Sofia Rei, que após muito esforço e dedicação, foi finalizado. “Agradeço a todos por este projeto, principalmente a você [Luis Carlos Vendramin], que trabalhou nele por dois anos e deu tanto de si”, comentou.
 
Também presidente da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), Gustavo Fiscarelli destacou a história pioneira da Arpen/SP e a relevância que esta instituição possui em sua vida. “Aqui é minha casa, é aqui que eu atuo”, enfatizou o oficial do Cartório de Registro Civil de Cotia.
 
O vice-presidente discorreu ainda sobre o sistema, que mesmo sendo um novo projeto, tem suas raízes nas atividades já exercidas pelos registradores. “Estamos propondo novamente uma mudança, mas sempre visando o melhor”, disse. E comentou ainda sobre a importância do tempo nas funções cartorárias, e como o Sofia Rei auxiliará em sua otimização.
 
Mesmo já disponível para o uso, os palestrantes explicaram que ainda há muito o que fazer pela frente. “O avanço do sistema será contínuo”, disse Fiscarelli, lembrando que para manter o software constantemente atualizado, um programa de governança será implantado, a fim de que as funções do Sofia Rei acompanhem a evolução da atividade.
 
Karine Boselli, vice-presidente da Arpen/SP, comentou sobre o pioneirismo da Associação para com novos projetos e ideias. “Somos sempre os pioneiros, foi assim na CRC [Central de Informações do Registro Civil], oferecendo uma integração entre os cartórios, e agora somos também com a otimização, por meio do Sofia Rei”, disse. Boselli ainda explicou que o uso do novo software será de livre e espontânea vontade do registrador, podendo ou não optar em utilizá-lo. “O Sofia Rei é uma escolha que depende de cada oficial.”
 
Seguindo com a apresentação, Vendramin explicou como realizar o primeiro cadastro na plataforma, que é efetuado juntamente com o atendente do sistema. “Na quinta-feira será aberta uma agenda para o pré-cadastro da apresentação do Sofia Rei”, explicou o presidente.
 
Na sequencia, Vendramin simulou um procedimento de registro de nascimento na plataforma, explicando de forma sucinta e prática como um oficial, substituto ou escrevente deverá fazê-lo, sempre de forma fácil e automatizada. “A ideia principal do Sofia Rei é a integração de modo completo”, concluiu.
 
Subsídio descontinuado
 
Até o lançamento do Software Sofia Rei, a Arpen/SP, visando sempre a conveniência e segurança dos cartórios deficitários, fornecia um subsídio a estas serventias, para que as próprias contratassem sistemas terceirizados com o intuito de os prover em suas funções.
 
Com o novo sistema, desta vez de própria autoria da Arpen/SP, e que possuirá todas as funcionalidades que um cartório demanda, não há mais a necessidade de contrato com operações terceirizadas, visto que o próprio Sofia Rei fornecerá as atividades fundamentais.
 
Desta forma, o subsídio para a contratação de sistemas terceirizados será descontinuado. “Nosso foco inicial foi substituir o subsídio, que será descontinuado no dia 1º de janeiro de 2022”, explicou Vendramim. “Deixamos um prazo de cerca de cinco meses para que a transformação do cartório seja feita de forma escalonada”.
 
Ainda dá tempo! Inscreva-se já clicando aqui para não perder o próximo dia.

Assine nossa newsletter