Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

G1 Mogi - Total de óbitos registrados no Alto Tietê em agosto é o menor desde fevereiro, segundo cartórios

Publicado em: 22/09/2021
Apesar da queda, número indica recorde para o mês e aponta aumento de 40% em relação à média histórica. Ainda de acordo com a Arpen, índice de nascimentos também cresceu e foi superior ao observado em agosto nos últimos 18 anos.

O total de óbitos registrados pelos cartórios do Alto Tietê em agosto de 2021 foi o menor desde fevereiro, segundo dados da Associação de Registradores de Pessoas Naturais (Arpen).

No entanto, em meio à pandemia, o índice foi recorde para o mês e indica um aumento de 40% em relação à média histórica.

Ao longo de 30 dias, as cidades da região atestaram 1.004 vidas perdidas. O número é 5,7% maior do que o observado em agosto do ano passado.

Entre os nascimentos a região teve uma inflação de 2% em relação ao mesmo mês de 2020. O valor, inclusive, está acima da média observada nos últimos 18 anos.

O levantamento inclui informações dos cartórios de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano.

De acordo com a Arpen, é levado em consideração o local de registro e, não necessariamente, onde a pessoa morava. Além disso, estão inclusos todos os tipos de morte (naturais, violentas e por doença).

A média de óbitos atestados na região entre 2003 e 2020 girava em torno de 717, segundo os cartórios. O dado apresentava aumento desde 2017 e seguiu em elevação na pandemia.

No ano passado, o crescimento foi de 6,9% em comparação ao anterior. O índice observado agora é o mais alto para o mês desde o início do levantamento.

Já os nascimentos tiveram a primeira alta desde 2017 para o mês de agosto. O índice registrado agora é, também, maior do que a média dos últimos 18 anos, que girava em torno de 1.694. O crescimento foi de 5,4%.

A pandemia segue impactando as estatísticas vitais do Alto Tietê. Em fevereiro de 2021, a região bateu recorde no total de óbitos atestados no mês desde 2003. Cenário que se repetiu em março, abril, maio, junho, julho e agora em agosto.

Foi também durante a pandemia, em junho de 2020, que a região ultrapassou pela primeira vez a marca de mil mortes em um mês. No primeiro semestre de 2021, Mogi das Cruzes atingiu outra marca histórica e trágica ao registrar mais mortos do que nascidos.

Fonte: G1 – Mogi das Cruzes e Suzano
Deixe seu comentário
 
 
34603

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539
E-mail: arpensp@arpensp.org.br

Nº de Visitas: 150.447.460
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP

Jornal Jurid - Artigo: Sistema de Adoção em Uniões Homoafetivas e o necessário tratamento isonômico – Por Estefania Veiga e Giovanna Scaramussa

LEIA MAIS