Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

SP registra maior número de uniões estáveis e casamentos homoafetivos do país

Publicado em: 27/06/2016
De acordo com o último levantamento do IBGE em 2015, São Paulo é o Estado com o maior número de registros de casamentos homoafetivos do país. Do total de 2.414 casamentos entre cônjuges masculinos, os maiores percentuais regionais foram pontuados em São Paulo, que concentrou 66,9% do total da Região Sudeste.

O dado foi apresentado durante mais um encontro da série Dialogando, promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social na quinta-feira (23), que debateu a “Diversidade Sexual no Contexto da Família”. O evento divulgou dados sobre as relações homoafetivas no país, que demonstram o sucesso das ações inclusivas que o Governo do Estado vem realizando na área.

Para os casais femininos, que totalizaram 2.440 registros de casamentos, esses percentuais regionais foram ligeiramente mais elevados, destacando-se São Paulo, com 71,9% da Região Sudeste.

Desde 2012, São Paulo também é o estado que registra o maior número de união estável homoafetiva. Segundo dados do Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo (CNB/SP), foram oficializados nos primeiros cinco meses de 2015 um total de 584 Escrituras Declaratórias de União Estável Homoafetiva, sendo 25% em São Paulo.

A união estável para casais do mesmo sexo foi reconhecida como entidade familiar pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2011 e passou a ser obrigatória nos cartórios a partir de maio de 2013.

Sobre o encontro da Série Dialogando
Estiveram presentes o secretário Floriano Pesaro; Edith Modesto, da Associação Brasileira de Pais e Mães LGBTs; Patrícia Gorish, da Associação Brasileira de Famílias Homoafetivas; Daniel Agapito, da 29ª Tabeliã de Notas de São Paulo; e Cássio Rodrigo, da Coordenação Estadual de Políticas para Diversidade Sexual. O debate foi intermediado por Maria de Fátima Nassif, da Coordenadoria de Ação Social da Secretaria.

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, é preciso avançar no combate ao preconceito e à ignorância e garantir políticas públicas e ações afirmativas para uma sociedade mais humana e igualitária. "Cada pessoa precisa ser respeitada nas suas individualidades e identidades", diz.

Os temas abordados no seminário foram: LGBT e relações familiares; União homoafetiva, direitos e avanços; Ações públicas para a defesa da diversidade. Com o debate, pretende-se oferecer subsídios para a qualificação dos serviços socioassistenciais quanto ao atendimento às famílias e indivíduos LGBT e suas necessidades específicas.


Do Portal do Governo do Estado

Fonte: Portal do Governo do Estado
Deixe seu comentário
 
 
721739

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539
E-mail: arpensp@arpensp.org.br

Nº de Visitas: 150.350.240
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP

Editais de Citação

LEIA MAIS