Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Arpen/SP lança ferramenta de localização dos Cartórios de Registro Civil na capital

Publicado em: 04/12/2020
Plataforma permite que o usuário identifique a serventia responsável pelo atendimento na área de sua residência
 
A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP) lança nesta sexta-feira (4) nova ferramenta online para localização de Cartórios de Registro Civil na capital. A funcionalidade pode ser acessada por meio do endereço eletrônico cartorioscapital.arpensp.org.br ou no site da Arpen/SP (Projetos Institucionais > Localize Cartório na Capital).
 
Para utilizar a ferramenta, basta que o usuário, registrador, notário, operador do Direito ou qualquer outro interessado insira o CEP e número da residência no sistema, assim, será identificada a unidade competente para realização de um registro de nascimento, dar entrada em um casamento ou, ainda, registrar um óbito. Também é possível permitir que a ferramenta acesse a geolocalização do solicitante e informe qual a serventia responsável pela área onde ele se encontra no momento da busca.
 
A vice-presidente da Arpen/SP, Daniela Silva Mroz, conta que o projeto foi idealizado em 2019, após a entidade constatar a dificuldade que existia para localização da serventia de Registro Civil competente para a lavratura dos atos registrais na capital. Segundo ela, uma das situações mais comuns hoje em dia, e que poderão ser facilitadas pela ferramenta, diz respeito aos assentos de óbito. “A incerteza territorial acaba ocasionando a demora na entrega da Declaração de Óbito (DO) à competente serventia, exigindo-se, por inúmeras vezes, a autorização judicial para assentamento do ato em virtude do decurso de prazo legal para sua realização”.
 
A execução da ferramenta foi iniciada ainda no ano passado e suas etapas de elaboração contemplaram o contato com todos os oficiais de Registro Civil da capital, checagem de mapas físicos e eletrônicos, e reuniões com o Instituto Geográfico e Cartográfico do Estado de São Paulo (IGCSP), órgão responsável pela delimitação territorial estadual. Além disso, a equipe da Arpen/SP utilizou a ferramenta Google Earth para efetivação das delimitações, baseando-se em mapas existentes e nos limites estabelecidos pela Lei Estadual nº 8.902/1964 e pela Lei Municipal nº 11.220/1992. “Concluída a etapa de desenvolvimento da ferramenta, os links de todos os mapas foram submetidos à apreciação dos oficiais de Registro Civil da Capital, de forma individualizada, para que fossem analisados os limites estabelecidos”, explica a vice-presidente.
 
Com o sucesso na elaboração da ferramenta de localização de serventias da capital, a Arpen/SP pretende expandir a iniciativa. “A ideia agora é usar a expertise angariada com este primeiro projeto e replicá-la nas demais cidades do estado de São Paulo, começando com as Comarcas maiores, e, em seguida, ampliá-lo para todas as demais cidades”, conta Mroz.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Arpen/SP
Deixe seu comentário
 
 
984398

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539
E-mail: arpensp@arpensp.org.br

Nº de Visitas: 144.394.455
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP

CNJ - CNJ apresenta novas tecnologias durante o CONIP 2020

LEIA MAIS