Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

ITI realiza quarta reunião virtual com representantes do mercado, indústria e associações de certificação digital

Publicado em: 18/12/2020

Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) realizou na manhã desta quinta-feira, 17 de dezembro, a quarta reunião virtual com representantes do mercado, indústria e associações de certificação digital, para apresentar o atual estágio dos trabalhos do Grupo de Trabalho Técnico Vídeo Conferência (GTT/VC), instituído pela Portaria ITI n° 049, de 20 de outubro de 2020.

O GTT/VC tem a finalidade de realizar estudos e apresentar uma proposta para normatizar  procedimentos e requisitos técnicos de coleta biométrica e cadastro inicial por videoconferência, de requerentes de certificados digitais ICP-Brasil.

Na ocasião, o ITI informou que a partir das avaliações de uma base de cerca de 160 mil registros, foram tiradas conclusões extremamente positivas e animadoras, porém ao mesmo tempo foram identificadas fragilidades que precisam ser tecnicamente endereçadas.
O coordenador do grupo de trabalho e assessor especial do ITI, Wilson Hirata, comunicou que o grupo está analisando, em paralelo, as soluções de biometria de empresas do mercado, que permitiriam, por videoconferência, capturar as digitais e efetuar a prova de vida dos requerentes.

Também foi informado que, diante da complexidade do tema, do elevado grau de segurança exigido e do volume de dados a serem analisados, será necessária prorrogação de 60 dias no prazo inicialmente previsto. Objetiva-se assim, com o aprofundamento destes estudos, que as conclusões e recomendações do grupo sejam bem embasadas, minimizando os riscos que possam ameaçar o nível de segurança do processo de emissão de certificados digitais ICP-Brasil.

O pedido de prorrogação fundamenta-se no art. 3° da portaria que instituiu o GTT/VC, o qual estabelece o prazo de até 60 dias, prorrogáveis por igual período, para a entrega de relatório com as conclusões e recomendações à direção do ITI.

O ITI estima que a minuta da Instrução Normativa seja discutida ainda em 2020, compartilhada com o mercado no início de 2021, para discussão e recebimento de contribuições, e então, se necessário, imediatamente pautada em reunião do Comitê Gestor da ICP-Brasil.
A reunião foi coordenada pelo diretor-presidente do ITI, Carlos Fortner, e contou com a participação dos assessores e membros da equipe técnica do Instituto e de representantes da Casa Civil, AARB, ABRID, ANCD, ANCert, ATID, Certisign, DigitalSign, Safeweb, Serasa Experian, Soluti e Valid.

Fonte: ITI

Fonte: Fonte: ITI
Deixe seu comentário
 
 
541171

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539
E-mail: arpensp@arpensp.org.br

Nº de Visitas: 144.410.054
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP

IBDFAM - Juiz destaca novo olhar no Direito das Famílias ao reconhecer dupla maternidade a partir de inseminação caseira

LEIA MAIS