Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Clipping – G1 - Cartórios apontam queda de 18% em nascimentos em Campinas 9 meses após agravamento da pandemia da Covid

Publicado em: 15/02/2021
Dados obtidos pelo G1 mostram realidade dos cinco cartórios da metrópole. Alguns casais optaram por adiar plano de ter filhos devido à situação sanitária causada pelo coronavírus, avalia Arpen-SP.

A crise sanitária causada pelo avanço do coronavírus desde março de 2020 mudou a realidade de famílias, os planos de terem filhos e refletiu em uma queda de 18% no número de nascimentos em Campinas (SP). Registros dos cinco cartórios da metrópole consideram dados de janeiro, nove meses depois do agravamento da pandemia da Covid-19.

O levantamento obtido pelo G1 com a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) aponta 1.330 crianças nascidas em janeiro, contra 1.622 no mesmo mês do ano passado.

Uma gestação regular de nove meses teria começado próximo a abril. Na conta de 2021, no entanto, também entraram registros de crianças que vieram ao mundo antes do previsto.

Foi o caso de Matheus Puppo, que nasceu no primeiro minuto de janeiro no Hospital Maternidade de Campinas, após 37 semanas de gestação.

Queda maior do que índice estadual

A queda na metrópole foi maior que o índice registrado no Estado de São Paulo, de acordo com o órgão. Ao todo, 45.222 nascimentos foram computados, 15,7% menos que em janeiro de 2019, que teve 53.690 registros.

Presidente do órgão, Daniela Silva Mroz ressalta que o impacto na natalidade terá reflexos futuros na economia, por exemplo.

"Os impactos causados pela Covid-19 nas taxas de mortalidade do nosso estado já eram de conhecimento de todos, mas agora o que vemos também é o reflexo causado pela pandemia na taxa de natalidade do estado de São Paulo.".

"Essa diminuição do número de nascimentos registrados seguramente afetará, futuramente, diversos aspectos da sociedade, principalmente relacionados à economia e ao desenvolvimento do estado.", completa Daniela.

Até esta sexta-feira, Campinas registrou 1.750 mortes provocadas por complicações do novo coronavírus. Casos positivos já somam 65.198.
A Arpen-SP destacou que, devido à pandemia, alguns estados brasileiros expandiram o prazo legal para comunicação de registros. "O número de nascimentos registrados em 2021 ainda pode vir a aumentar, assim como a variação da média anual, uma vez que os prazos para registros chegam a prever um intervalo de até 15 dias entre o nascimento e o lançamento do registro no Portal da Transparência.", informou o órgão.

Fonte: G1
Deixe seu comentário
 
 
704972

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539
E-mail: arpensp@arpensp.org.br

Nº de Visitas: 144.305.465
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP

Artigo - A doutrina da família multiespécie e a identidade animal - por Jones Figueirêdo Alves

LEIA MAIS