No agitado bairro de Cerqueira César localiza-se o 34º Subdistrito da Capital. Suas instalações permitem um atendimento organizado, rápido e confortável para todos que necessitarem utilizar seus serviços. Moderno como a região, o cartório fica localizado na Rua Frei Caneca, próximo a Avenida Paulista. Adolpho José Bastos da Cunha é o Oficial da Serventia.
Adolpho conhece muito bem a rotina de trabalho desempenhada nas serventias. "Na verdade, minha família por parte de pai é toda de cartório. Meu avô já trabalhava em cartório em 1940, minha avó já em 1952, passou no concurso e assumiu o registro civil de Solemar. Meu pai e meu tio também seguiram esta carreira. Com 15 anos comecei a trabalhar como auxiliar com meu pai em Carapicuíba, depois passei a escrevente. Em 1991 meu pai passou em primeiro lugar no concurso e assumiu o cartório do Butantã, então eu fiquei interino até 1994 em Carapicuíba, quando prestei o concurso e assumi Solemar. Em 2000 teve o primeiro concurso para outorga de delegação que fui aprovado e assumi aqui Cerqueira César", conta o Oficial.
Hoje Adolpho comanda vinte funcionários. E costuma realizar em média 25 casamentos, 100 óbitos e 10 nascimentos. O Oficial e sua substituta, Maria Terezinha Parolin Bonini, afirmam que o cartório possui histórias muito emocionantes de casamentos celebrados em suas dependências, tais como casais de idosos ou até mesmo cônjuges que haviam se separado e casaram-se novamente. "A nossa juíza de paz, Georgina Maria Tavares Soares, é uma pessoa muito especial. E os casamentos celebrados aqui são muito contentes", diz Adolpho.
O Oficial de Cerqueira César tem planos de modernizar seu cartório. "Nosso próximo passo aqui no cartório será a instalação do sistema de biometria e de um sistema de câmera. Para nós e para o usuário estas medidas trarão mais segurança", explica. Adolpho acredita que manter o cartório informatização é muito importante: "A informatização é essencial, não dá para trabalhar de outro jeito. É uma necessidade".
O Oficial destaca a importância do trabalho desenvolvido pelo cartório: "O registro civil lida com os momentos importantes da vida das pessoas, que é o casamento, nascimento, óbito". Para ele o trabalho realizado no cartório deve estar pautado no bom atendimento, pois o Oficial tem um papel muito importante na comunidade: "Nós aqui no cartório prezamos muito o atendimento ao público. Procuramos ser o mais rápido possível no atendimento, diminuir filas atender bem no telefone, responder as questões dos usuários. Enfim, atender bem a todos que precisam dos nossos serviços", explica.
Adolpho finaliza lembrando da importância e do papel que tem desenvolvido a Arpen-SP para o registrador civil: "A Arpen-SP é essencial. Ela viabilizou o registro civil com a questão do fundo, ela disponibiliza cursos, palestras, publicações, o site, tem as reuniões onde são discutidos os problemas, a intranet, o poupatempo e também o respeito que o registro civil adquiriu por conta da associação, que é muito atuante".